O primeiro Workshop RE-DWELL decorreu em Lisboa
O primeiro Workshop RE-DWELL decorreu em Lisboa
Uma experiência enriquecedora sobre Habitação Sustentável a Custos controlados

O primeiro workshop RE-DWELL decorreu no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), em Lisboa, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, organizado pelo ISCTE-IUL e tendo como anfitreã a Professora Alexandra Paio. O objetivo do workshop foi acompanhar o desenvolvimento dos projetos dos Jovens Investigadores enquadrados na Inovative Trainning Network Re-Dwell, promovendo o networking entre os diferentes projetos de investigação doutoral e realizando atividades de formação relacionadas com os cursos estruturados no programa. Os oradores convidados com origem na prática profissional, academia e poder local,  abordaram tópicos relacionados com “Projeto, planeamento e construção de habitação sustentável a custos controlados” sob múltiplas perspectivas. As palestras foram complementadas por debates em grupo e visitas a bairros e estaleiros de obra.

 

A investigação sobre habitação é caracterizada por um pensamento isolado, com pouco debate entre as disciplinas. O objetivo deste evento foi contemplar a forma como a habitação tem sido abordada a partir de diferentes perspectivas disciplinares e reflectir sobre as formas como a investigação multi, inter e transdisciplinar tem sido realizada até agora na Europa.

 

Foi ainda organizada uma mesa redonda dedicada à discussão sobre como a investigação em habitação pode enfrentar os desafios globais das mudanças climáticas e das desigualdades sociais e, ao mesmo tempo, comprometer-se com práticas concretas em arquitetura, engenharia, planeamento e políticas públicas?

 

RE-DWELL é um projeto de investigação internacional, financiado pelo Programa Europeu MSCA (ITN), coordenado por Leandro Madrazo (La Salle) e coordenado localmente por Alexandra Paio. 

 

Veja galeria de fotos do Workshop aqui:

https://www.flickr.com/photos/iscteiul/albums/72157719944468880