Primeiro Webinar SECClaS com grande participação
Primeiro Webinar SECClaS com grande participação

O projeto de investigação SECClasS (Sustainability Enhanced Construction Classification System) organizou o seu primeiro webinar online no dia 28 de Abril de 2021 com a participação de mais de 118 pessoas. O programa incluiu apresentações de Ricardo Resende (Coordenador do Projeto, ISTAR-Iscte), Paula Couto (coordenadora local no LNEC) uma mesa redonda com António Monteiro (A400), Francisco Reis da Silva (BIMMS), Manuel Duarte Pinheiro (IST-UL), Miguel Pires (Grupo CASAIS), Pedro Mêda (IC-FEUP), Rui de Klerk (FA-UL) e Miguel Azenha (UM) como moderador.  

O SECClasS será um passo em frente no desenvolvimento da metodologia BIM (Building Information Modeling) em Portugal, que está no cerne da modernização do setor da construção. O BIM associa a descrição geométrica (modelo 3D) de edifícios às diversas informações sobre componentes e materiais de construção, funções, atividades. A associação de um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção (CICS) ao BIM visa a criação de códigos e descrições padrão que caracterizam as fases de projeto e a construção (incluindo organização e estruturação da informação, quantificação de custos, especificações, etc.). Os códigos otimizam o uso eficiente dos Modelos BIM durante o ciclo de vida da construção. A implementação do BIM em Portugal está a evoluir a bom ritmo, porém, ao contrário de outros países, ainda não tínhamos um CICS adaptado ao contexto nacional, uma lacuna que o projeto vem colmatar.

A originalidade do SECClasS assenta no facto de não ser um mero código sistematizado, mas induzir escolhas mais sustentáveis. Este projeto visa estimular a economia circular na Construção introduzindo um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção otimizado para a Sustentabilidade (CICS) baseado nos princípios da Economia Circular. Este sistema irá ser usado por profissionais do projeto e construção e responsáveis pela gestão e manutenção de edifícios, em Língua Portuguesa, e permitirá unificar a terminologia a todas as escalas, facilitando a comunicação entre ativos, seleção de materiais e componentes, bem como uma avaliação precisa dos impactos nos edifícios ao longo do seu ciclo de vida. O objetivo último do projeto é a redução dos resíduos de construção e demolição através da seleção, utilização e gestão de materiais de construção e elementos construtivos com menor impacto ambiental.

O projeto está a ser desenvolvido por um consórcio composto pelo ISTAR-Iscte, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Universidade do Minho, A-Lab (Noruega) e Marta Campos Arquitetura. Mais informação poderá ser encontrada no website do SECClasS https://secclass.pt/.

O SECClasS - Sistema de Classificação de Informações sobre Construção otimizado para a Sustentabilidade é um projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants.