"University Community Engagement in Technologies for Sustainability: A Social/Architecture and IOT
"University Community Engagement in Technologies for Sustainability: A Social/Architecture and IOT
Apresentação dos Primeiros Resultados

Os resultados preliminares do projeto "University Community Engagement in Technologies for Sustainability: a Social Architecture" , financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, foram recentemente apresentados por João Ferreira, Sílvia Luís, Ricardo Resende e Vasco Rato.

Centrando-se no campus do ISCTE como caso de estudo, o projeto pretende encorajar alterações de comportamento dos utilizadores em espaços partilhados, tendo em vista a redução do consumo energético e, consequentemente, o aumento da sustentabilidade ambiental. De facto, este é um projeto multidisciplinar que cruza áreas da psicologia, engenharia, arquitetura e informática envolvendo toda a comunidade do ISCTE-IUL. Estratégias de IoT (Internet of Things), economia comportamental e "gamification" estão a ser implementadas em ligação a modelos tridimensionais BIM (Building Information Modelling). Também uma rede de sensores com transmissão LoRa foi instalada no campus e será usada em tempo real para influenciar o comportamento dos utilizadores. 

Após um ano de atividade, a recolha de dados de sensores em tempo real e a sua análise na plataforma de IoT permitiu identificar padrões e comportamentos e representá-los em modelos BIM. Também o diagnóstico da perceção da comunidade, baseado em inquéritos, foi desenvolvido e irá ajudar a definir os requisitos de uma Plataforma para a Gestão de Energia em Edifícios Públicos. Mais informação sobre os resultados do projeto pode ser encontrada na apresentação do relatório

Equipa Multidisciplinar: 

Investigador Responsável - João C. Ferreira, Departamento de Ciências de Informação e Tecnologias
Ricardo Resende e Vasco Rato, Escola de Tecnologias e Arquitetura (ISTA)
Sílvia Luís, Escola de Ciências Sociais e Humanas (ECSH)