Projetos de Investigação
À procura do jazz português: Identidades, atores e contextos na contemporaneidade portuguesa
  A presente proposta tem como objetivo reconstituir o conceito de jazz português, analisando as representações que os músicos têm relativamente à sua existência, contextos, identidade/s e significados. Para entendermos o que carateriza o jazz em Portugal, as suas regularidades e singularidades, será feita uma análise diacrónica e sincrónica da constituição do artworld/campo do jazz em Portugal e desconstruídas as possíveis fragmentações em cenas decorrentes e traduções locais de um artworld global. Ao mesmo tempo, pretende-se entender os significados e impactos que as práticas musicais comportam para os agentes, os seus modos de relação com a música, percursos, vivências, redes sociais e aspirações. Metodologicamente, serão aplicadas entrevistas semidiretivas aos músicos do campo do jazz em Portugal e realizadas observações etnográficas. Orientação: Jorge Vieira (CIES-Iscte)  
Informação do Projeto
2020-10-01
2024-11-04
Parceiros do Projeto
Desempenhos escolares entre os Ciganos: investigação-ação e projeto de co-design
Na UE, a maioria dos Ciganos/Roma continua a deter uma baixa escolaridade, altos índices de insucesso e de abandono escolar. O Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas (2014) abrangeu todos os municípios do território continental, tendo-se inquirido 1.599 pessoas, verificando-se que apenas 6% possuíam o 3º ciclo (9 anos) e 2,5% detinham o ensino secundário ou superior. Existe um certo paralelismo entre a situação atual dos Ciganos portugueses e os experienciados por outros ciganos na EU. Esta situação deriva mais de desigualdades estruturais do que da falta de competências ou da existência de um "desfasamento unilateral". Um estudo qualitativo recente elaborado por membros desta equipa (2013-2015) revelou que em alguns bairros das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto existem poucos casos de Ciganos que completam a escolaridade obrigatória. Entre os adultos não houve casos de continuidade escolar até ao 12º ano através da educação regular. Neste contexto, os principais objetivos da nossa proposta são: 1) identificar e compreender as trajetórias dos alunos Ciganos que estão integrados no ensino secundário nas duas AM?s e suas aspirações de acesso ao ensino superior. Para tal ir-se-á mobilizar um modelo interpretativo interativo, dinâmico e processual, envolvendo seis níveis de cruzamento, para analisar trajetórias de sucesso. Nesta análise pretende-se mobilizar uma metodologia essencialmente qualitativa, utilizando métodos de pesquisa e participativos que permitam aos contextos locais beneficiar de experiências mais amplas, conectando os processos de pesquisa e investigadores, representantes Ciganos e stakeholders. À primeira fase de pesquisa seguir-se-á: 2) co-design de um currículo comum que certificará profissionalmente e com o 12º grau alguns Ciganos que deixaram o sistema escolar. Esta formação basear-se-á nos resultados da investigação, pretendendose implementar procedimentos de investigação-ação participativa na construção de um programa de formação. Esta...
Informação do Projeto
2018-10-04
2022-08-03
Parceiros do Projeto