Proteger o direito das crianças a viverem numa família: Perspetivas para recrutar famílias de acolhimento em Portugal
Este projeto fornece evidência teoricamente fundamentada sobre quem e porque é que as pessoas se tornariam uma família de acolhimento. Os seus resultados permitirão informar as estratégias de investigação e de sensibilização para garantir o direito das crianças a uma família.
CRIAP_Formação
Adoptive families’ strengths, difficulties and service needs: A Portuguese follow-up study
O Projeto AdoPt - Follow-up em Pós-Adoção: Capacidades, dificuldades e necessidades de famílias adotivas portuguesas é um estudo que pretende analisar a realidade das famílias portuguesas após a adoção de crianças
resilient@uni
Vários estudos têm mostrado evidências de sofrimento psicológico entre as gerações mais jovens e, em particular, nos estudantes universitários. O contexto da pandemia COVID-19 gerou ainda mais desafios, com impactos acrescidos neste grupo. O projeto resiliente@uni reúne um grupo de psicólogos de diferentes áreas de especialidade (por exemplo, psicologia social, educacional e clínica) para explorar a saúde mental e física desta população, identificando potenciais fatores de risco e de proteção, a diferentes níveis, desde variáveis intra-individuais a contextos sociais. Estes resultados destinam-se a informar programas e políticas de intervenção adequados para abordar esta questão.
O projeto foi realizado em colaboração com estudantes:
Catarina Caseiro
Guilherme Manica
Joana Maciel
Ricardo Marques
Joana de Moraes
PROFESSIONAL DEVELOPMENT TOOLS SUPPORTING PARTICIPATION RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam, expressando livremente a sua opinião e vendo-a respeitada e considerada. A participação de crianças pequenas é essencial para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos e democracia. Portanto, a participação ativa e a tomada de decisões dos jovens na sociedade devem ser protegidas e incentivadas desde tenra idade. Embora o direito de participação das crianças seja essencial para a qualidade da educação, a sua implementação em educação de infância continua a ser um desafio. Com o objetivo de apoiar uma educação de infância de elevada qualidade com base na implementação do direito de participação das crianças, propomos uma abordagem multinível de desenvolvimento profissional.
Informação do Projeto
2019-09-01
2022-08-31
Parceiros do Projeto
- CIS-Iscte (CED) - Líder
- BRU-Iscte
- HELLENIC OPEN UNIVERSITY - (Grécia)
- Odisee vzw - (Bélgica)
- APEI - (Portugal)
- IPP - (Portugal)
- UNIWERSYTET WARSZAWSKI - (Polónia)