Projetos de Investigação
Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis
  SYNCLUSIVE é uma abordagem de sistemas inovadores, integrais e interdisciplinares para estimular a inclusão de grupos vulneráveis ​​no mercado de trabalho. Para isso, os seis objetivos centrais são: 1) desenvolver e consolidando uma coalizão de partes interessadas em 4 Living Labs regionais em toda a Europa nos moldes da Comunidade Teoria da Ação de Coalizão, usando a abordagem ENGINE. Esta abordagem inclui um pacote integrado de intervenções que estimulem a mobilidade ascendente e lateral de trabalhadores vulneráveis, criando assim vagas para entrada de candidatos a emprego vulneráveis; 2) testar a utilidade e aplicabilidade da abordagem ENGINE para diferentes grupos vulneráveis ​​identificados como discriminados; 3) identificando impulsionadores e barreiras para mobilidade e influxo incluindo discriminação; 4) avaliar o impacto da abordagem ENGINE implementada sobre a mobilidade no mercado de trabalho e inclusão de grupos vulneráveis; 5) identificando caminhos de transição do regional ao nível da política nacional e da UE; e 6) identificar indicadores e padrões interoperáveis ​​e comparativos que são relevantes para a inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis, tendo em conta as necessidades regionais, nacionais (legislativo) e contexto cultural.
Informação do Projeto
2023-03-01
2027-02-28
Parceiros do Projeto
Projeto de cooperação entre o Observatório do Emprego Jovem e o Instituto do Emprego e da Formação Profissional
O projeto de cooperação trianual consiste numa cooperação entre o IEFP e o ISCTE, através do Observatório do Emprego Jovem, para a elaboração de estudos de investigação no âmbito das temáticas do Emprego Jovem, Desemprego Jovem, Políticas de Emprego Jovem, e os Jovens e o Mercado de Trabalho. Durante o primeiro triénio de vigência do contrato de cooperação estão a ser desenvolvidos os seguintes estudos: perfis dos jovens desempregados (estudo 1); perceções dos jovens acerca dos serviços do IEFP (estudo 2); aprofundamento qualitativo dos perfis dos jovens desempregados (estudo 3); análise da qualidade do emprego jovem (estudo 4).
Informação do Projeto
2023-01-18
2026-01-17
Parceiros do Projeto
Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities
O projecto InCITIES foca-se nas cidades do futuro: resilientes, sustentáveis e inclusivas. Este projecto é financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Quadro Horizonte Europa, lançado, no contexto da European Excellence Initiative.  InCITIES promove e desenvolve iniciativas no âmbito da investigação, do ensino e no relacionamento com a sociedade envolvente. InCITIES reflete os desafios globais europeus para as cidades do futuro abordando quatro objetivos:   Mapear estratégias de transformação institucional para universidades baseadas em investigação, progressivamente mais sustentável, incrementando a ciência aberta e oportunidades de carreira, Fortalecer uma rede de longo prazo das instituições de ensino superior e de investigação participantes e os ecossistemas circundantes com base em hubs integrados de conhecimento, Aumentar a capacidade científica, tecnológica e de pessoal, partilhando as melhores práticas pedagógicas, de pesquisa, de gestão e administrativas no consórcio, Promover as competências digitais, criando uma plataforma de educação aberta e inovadora em sinergia com a agenda de investigação, desenvolvimento e inovação do projecto, com foco nas cidades inclusivas, sustentáveis e resilientes.   Os parceiros do consórcio representam universidades de cinco países (Portugal, Eslováquia, Finlândia, França e Alemanha), que asseguram as competências e os conhecimentos relevantes para a implementação do projecto.   Além do Iscte, o consórcio integra os seguintes parceiros universitários: Universidade de Zilina (Eslováquia), Universidade de Ciências Aplicadas de Colónia (Alemanha), Universidade Gustave Eiffel (França) e Universidade de Ciências Aplicadas Laurea (Finlândia).   Os parceiros associados do projecto são: Área Metropolitana de Lisboa, União das Vilas e Cidades da Eslováquia, Mobilidade Inteligente da Eslováquia, Confederação Portuguesa do Voluntariado, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desport...
Informação do Projeto
2022-10-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
Data science analysis for environmental inequalities
Digital society and AI are posing new challenges to cities through opportunities to improve the performance and democratization of local and regional public administrations in their relationship with citizens and companies. Digital and AI’s impacts on the structure of inequality have not yet been sufficiently studied within and between countries and at the city levels. We aim to analyse environmental data and inequalities, by simultaneously advancing the social science problem of sustainable development, and improving the digital tools for city problem-solving, together with social stakeholders and municipalities. Through data science and the application of machine learning, statistical data, and place-based knowledge concerning climate problems, the project intends to produce a digital toolkit of geographical-interactive maps of sustainable footprint, supported by a system of multidimensional indicators of environmental inequalities and urban lifestyles, mobility patterns and transport usage.    
Informação do Projeto
2022-01-01
2023-12-31
Parceiros do Projeto
University Goes Digital for a Sustainable Global Education
O Projeto Athena visa o desenvolvimento de competências digitais dos docentes universitários, reforçando a sua resposta aos desafios que as universidades enfrentam atualmente e no futuro. O projeto procura fomentar ambientes de aprendizagem cooperativa, tornando-os transformadores e inclusivos através da adoção de novas tecnologias, como e-learning, plataformas de jogos, realidade virtual e aumentada, modelados sistematicamente para ativar competências-chave na aprendizagem digital. O projeto irá criar modelos que os docentes podem adotar e adaptar às suas aulas, utilizando diferentes abordagens pedagógicas.
As desigualdades sociais e bem-estar
Como aferir e monitorizar os efeitos e consequências das desigualdades sociais na sociedade portuguesa contemporânea, tendo em conta, simultaneamente, os planos regional, nacional e a comparação europeia? Estudos internacionais salientam que as desigualdades influenciam o desenvolvimento, e que para haver progresso social é insuficiente obter-se apenas crescimento económico. É sob este pressuposto que estão construídas as agendas internacionais do desenvolvimento humano e do desenvolvimento sustentável, sendo nelas centrais as relações entre desigualdades e bem-estar. O quadro de profundas desigualdades na sociedade portuguesa coloca em causa princípios de direito fundamental, e interpela sobre a urgência de mais e melhor informação, técnica e científica, que permita não apenas conhecer, mas igualmente enquadrar e validar, numa perspetiva das relações entre desigualdades e bem-estar, a formulação de políticas públicas orientadas para a intervenção nos territórios e populações. O projeto prevê a construção ou melhoria de instrumentos de produção, análise e visualização de informação que permitam demonstrar as relações multidimensionais entre condições de vida e bem-estar dos portugueses numa vertente comparativa, intranacional e internacional. O modelo a desenvolver será suportado empiricamente na análise dos dados do European Social Survey e outras fontes estatísticas nacionais e internacionais. O conhecimento substantivo produzido através da exploração destes dados, será o ponto de partida de um segundo eixo de desenvolvimentos operatórios, fundados na análise prospetiva, com utilização do método Delphi. Esta segunda etapa implicará a mobilização de diversos agentes, desde profissionais, a técnicos e cientistas envolvidos na organização e implementação de políticas públicas, em diversos níveis de intervenção no território, recrutados a partir da Rede Portuguesa de Investigação em Políticas Públicas. Serão mapeadas as dimensões mais valorizadas na definição do bem-e...
Informação do Projeto
2019-05-01
2021-01-31
Parceiros do Projeto
Graduates Advancement and Development of University Capacities in Albania
Project Title: Graduates Advancement and Development of University capacities in Albania (GRADUA)   Duration: 4 years (15/10/2017-15/10-2021)   Project reference number: 585961- EPP-1-2017-1-AL-EPPKA2-CBHE-SP   Programme: Erasmus +   Action: Capacity Building in Higher Education (CBHE)   The project aims at set up in Albania an innovative IT based platform for graduates tracking and employability at support of policy making and HE reform. The platform is different with respect to existent experiences (databases/job intermediaries): it is an integrated and certified demand/supply matching model based on the online DB of Albanian graduates, easily “replicable” in new universities. The platform has a twofold scope:   -enhance university enterprise cooperation and graduates employability in a unifying context of data aggregation, graduates monitoring and university-enterprises cooperation. Online graduates CVS are certified by universities, made available to companies that can check and compare on line by university, faculty and degree course level the graduates to hire according to set of variable (i.e.academic career, language and IT skills, experiences, expectations). Graduates can update their CVs and directly send their candidature to the firms through the platform. The efficacy of AL in job intermediation with respect to other systems is proven by figures (Bargues and Sylos Labini 2009).   -strengthen both the effectiveness/efficiency of the whole HE system through IT based practices and methodology: the platform is conceived to provide  documentary evidence for decision making processes,  new programmes planning and methodology, with particular attention to training activities and services to students (graduate’ profile survey). It is an integrated model as the surveys’ high response rates together with the statistical quality of data depends on the graduates’ fidelization effect achieved thanks to the placement services offered to them.   The pro...
Informação do Projeto
2019-03-01
2021-10-14
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte
  • . - (Albânia)
  • . - (Albânia)
  • . - (Albânia)
  • . - (Albânia)
  • . - (Albânia)
  • . - (Afeganistão)
  • . - (Albânia)
  • . - (Albânia)
  • . - (Albânia)
  • . - (Itália)
  • . - (Espanha)
  • . - (Portugal)
  • . - (Albânia)
  • . - (Albânia)
  • . - (Itália)
  • . - (Itália)
Information visualization research
Hoje em dia, a natureza multidisciplinar da visualização da informação é bastante consensual nas comunidades profissionais e académicas: análise de dados, design de informação, storytelling, entre outros temas, são áreas exemplificativas desta realidade. O estudo sistemático destas sinergias que se obtêm criuzando as diversas áreas representa um acréscimo importante e necessário à massa crítica de uma área de conhecimento bastante recente como é a visualização de informação. Por essa razão, a definição do conceito de visualização de informação ainda é instável, variando de acordo com a perspetiva para a qual é adotada. A proposta de uma única definição unificada do conceito está além do âmbito deste projeto; em vez disso, estuda-se e discute-se a visualização de informação sob múltiplos pontos de vista, de forma a elaborar um curso de pós-graduação sobre este tópico, com o objetivo simultâneo de iniciar um debate aberto sobre o assunto, à medida que sua implementação avança e novas questões são levantadas. Este projeto pretende aumentar as sinergias entre áreas relacionadas com a visualização de informação e disseminar as melhores práticas de visualização. Os resultados esperados do projeto são a participação em conferências no âmbito do projeto e elaboração de publicações científicas, bem como reflexões interpares nos diversos meios de comunicação atualmente disponíveis.
Informação do Projeto
2017-01-01
2018-12-31
Parceiros do Projeto
QUESQ - Eficiência e Equidade na Construção do Serviço Público: a qualidade do estado social em questão
Em Portugal a incerteza económica associada à contenção orçamental, a altos níveis de desemprego e a tendências de desequilíbrio social crescente têm sido o mote para o profundamento de uma reforma administrativa das funções sociais do Estado. Desde o despoletar da crise internacional e especialmente no período de gestão governativa sobre monitorização da TROIKA (2011 a 2014) o Estado diminuiu a sua presença num certo número de setores da vida social que se lhe incumbiam e que tinha a seu cargo, garante do serviço público aberto e oferecido a todos, sem distinção. Eficiência e racionalidade de “boas práticas de gestão” orientadas, no fundamental, pela redução de despesasão frequentemente os elementos a partir dos quais se tem vindo a avaliar a capacidade governativa de ajustamento ao novo contexto. Neste estudo a eficiência dos processos de reconfiguração do Estado e das Políticas sociais que vêm sendo preconizadas são examinados num confronto sistemático com as suas implicações na promoção de equidade e de bem-estar e qualidade de vida das populações abrangidas. Concretamente, analisam-se os efeitos da orientação para a diminuição do peso das funções sociais do Estado num aumento real de desigualdades sociais e na inversão de tendências que apontavam ganhos sociais relativos em áreas sensíveis de desenvolvimento humano e progresso social, como são a saúde, a educação, a segurança social e a participação cívica.
Informação do Projeto
2014-04-01
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Parceiros do Projeto