OPEN
Envolvimento do Público em Ciência e Tecnologia por Organizações Académicas
Descrição

O Envolvimento do Público (EP) em C&T tem-se tornado uma atividade crucial para as organizações académicas e de pesquisa. Apesar de a comunicação entre académicos, universidades e o público não ser algo de novo, ganha contornos de urgência num mundo de ciência global e de concorrência entre as universidades por alunos, staff e financiamento. Isto, juntamente com a expectativa, pela parte do Estado e financiadores, de que a investigação aborde os problemas económicos e sociais, resultou em pressão acrescida sobre a demonstração do impacto da investigação na sociedade. A investigação sobre atividades de EP tem-se centrado em cientistas, sendo insuficiente sobre as estruturas institucionais de comunicação de ciência. Mais, não existem dados comparáveis que permitam uma compreensão plena da realidade da comunicação institucional. Isto torna urgente compreender as estruturas de comunicação e as suas funcoes, sendo de crer que esta investigação terá um forte impacto na academia e na definição de políticas. O projecto proposto 'OPEN' - Organisational Public ENgagement (2018-2021) pretende suprir esta necessidade. O estudo sera conduzido em instituições em Portugal, Reino Unido, Itália e Alemanha para mapeamento de praticas. A equipa reúne peritos em inquéritos alargados e com conhecimento do contexto local para a inquirição em cada país. Será o primeiro trabalho empírico deste género, tendo ainda impactos a nível político, institucional e societal, com produção de informação útil para instituições e governos para criação de políticas e práticas para um melhor envolvimento da sociedade na pesquisa.

O projecto é coordenado pela investigadora Marta Entradas (PI), e financiado pela agencia nacional Fundacao para a Ciencia e Tecnologia (240.000 euros) (Ref: PPTDC/COM-OUT/30022/2017).

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Coordenador 2018-11-16 2022-10-03
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
London School of Economics and Political Science (LSE) Reino Unido Parceiro 2018-11-16 2022-10-03
Heinrich Heine University Düsseldorf (HHU) Alemanha Parceiro 2018-11-16 2022-10-03
University of Trento (UniTrento) Itália Parceiro 2018-11-16 2022-10-03
Observa Science in Society (Observa) Itália Parceiro 2018-11-16 2022-10-03
Istanbul Bilgi University (Istanbul Bilgi University ) Turquia Parceiro 2018-11-16 2022-10-03
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Marta Entradas Professora Auxiliar (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora Responsável 2019-05-15 2022-10-03
João M. Santos Investigador Integrado (CIES-Iscte); Investigador 2020-09-01 2022-10-03
Fernando Chacon -- Assistente de Investigação 2019-10-09 2021-03-31
Sara Martins -- Assistente de Investigação 2019-02-01 2019-07-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
PTDC/COM-OUT/30022/2017 -- Contrato FCT - Projetos de ICDT em todos os Domínios Científicos 2017 / Concurso 02/SAICT/2017 - Portugal 239.960.65 239.960.65 2018-11-16 2022-10-03
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Envolvimento do Público em Ciência e Tecnologia por Organizações Académicas
2018-11-16
2022-10-03