Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Carolino, G. S., Capucha, Luís & Vasconcelos, F. H. L. (2024). Competências digitais do gestor escolar: uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios. EDUSER. 1-14
Exportar Referência (IEEE)
S. G. Carolino et al.,  "Competências digitais do gestor escolar: uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios", in EDUSER, pp. 1-14, 2024
Exportar BibTeX
@null{carolino2024_1716157430931,
	year = "2024",
	url = "https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Competências digitais do gestor escolar: uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios
T2  - EDUSER
AU  - Carolino, G. S.
AU  - Capucha, Luís
AU  - Vasconcelos, F. H. L.
PY  - 2024
SP  - 1-14
SN  - 1645-4774
UR  - https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser
AB  - Os  novos  modelos  educacionais  exigem  profissionais  que  interajam  com a  tecnologia  digital,  não apenas  com  familiaridade,  mas  com  capacidade  de  aplicação  estratégica  e  proativa destesrecursos.  A realidade exige uma redefinição constante de práticas educativas e as competências digitais do Gestor Escolar emergem  como  fundamentais  para  a  inovação,  fomento  e  eficiência  das  ações  educativas.  O  objetivo  do presente estudo é investigar as definições, contextos profissionais e perspectivasda relação do Gestor Escolar com  a  tecnologiadigital.  Partimos  da  seguinte  pergunta: de  que  formaé  que  as  práticas  profissionais  dos Gestores   Escolares,   e   os   desafios   que   enfrentam,   refletem   a   necessidade   de   desenvolvimento   das competências digitais? O estudo justifica-se por avançar com a discussão sobre as necessidades profissionais específicas  e  prática  dos  Gestores  Escolares.  Para  tal,  realizou-se  uma  revisão  sistemática  da  literatura conduzida pelas etapas de planeamento, condução e descrição do estudo. Foram utilizadas bases de dados, nacionais e internacionais, Scopes, B-on e Repositório Capes para a busca deestudos correlatos ao tema. Em suma, todos os estudos analisados ratificaram a necessidade e relevância das Competências Digitais doGestor Escolar na atual conjuntura educacional, no entanto, uma lacuna conceitual significativa é identificada, pois os textos não uma  vez  que  os  textos  não  detalham  quais  ações  específicas  compõem  esse  conjunto  de competências.  Adicionalmente,  o  estudo  identificou  necessidades  e  desafios  particulares  relacionados  à aquisição e aplicação destas competências,como a falta de modelos pedagógicos nacionais fundamentados em  práticas  digitais.  Foi  apontada  aindaa  carência  de  políticas  públicas  de  investimento  em  estrutura  e formação para uma gestão escolar inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas. 
ER  -