Artigo de revisão
Competências digitais do gestor escolar: uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios
Soraia Carolino (Carolino, G. S.); Luís Capucha (Capucha, Luís); Francisco Herbert Lima Vasconcelos (Vasconcelos, F. H. L.);
Título Revista
EDUSER
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Os novos modelos educacionais exigem profissionais que interajam com a tecnologia digital, não apenas com familiaridade, mas com capacidade de aplicação estratégica e proativa destesrecursos. A realidade exige uma redefinição constante de práticas educativas e as competências digitais do Gestor Escolar emergem como fundamentais para a inovação, fomento e eficiência das ações educativas. O objetivo do presente estudo é investigar as definições, contextos profissionais e perspectivasda relação do Gestor Escolar com a tecnologiadigital. Partimos da seguinte pergunta: de que formaé que as práticas profissionais dos Gestores Escolares, e os desafios que enfrentam, refletem a necessidade de desenvolvimento das competências digitais? O estudo justifica-se por avançar com a discussão sobre as necessidades profissionais específicas e prática dos Gestores Escolares. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura conduzida pelas etapas de planeamento, condução e descrição do estudo. Foram utilizadas bases de dados, nacionais e internacionais, Scopes, B-on e Repositório Capes para a busca deestudos correlatos ao tema. Em suma, todos os estudos analisados ratificaram a necessidade e relevância das Competências Digitais doGestor Escolar na atual conjuntura educacional, no entanto, uma lacuna conceitual significativa é identificada, pois os textos não uma vez que os textos não detalham quais ações específicas compõem esse conjunto de competências. Adicionalmente, o estudo identificou necessidades e desafios particulares relacionados à aquisição e aplicação destas competências,como a falta de modelos pedagógicos nacionais fundamentados em práticas digitais. Foi apontada aindaa carência de políticas públicas de investimento em estrutura e formação para uma gestão escolar inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas.
Agradecimentos/Acknowledgements
Ao Instituto Universitário de Lisboa –ISCTE À Prefeitura Municipal de Fortaleza -PMF Pelo apoio institucional e financiamento da pesquisa
Palavras-chave

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.