Dissertação de Mestrado
A Morada: Uma perspectiva ecológica do habitar e do espaço privado a partir da narrativa de indivíduos com experiência de sem-abrigo
José Rodrigues (Goinhas, P.);
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta investigação procurou definir o conceito de “morada” numa perspectiva ecológica, a partir da vivência subjetiva de pessoas com experiência de sem-abrigo. Procurou-se deste modo perceber que discursos se encontravam presentes nas narrativas deste grupo e como é que eles nos poderiam ajudar a compreender o papel da “morada”, como promotora do bem estar psicológico e da capacitação e integração social dos indivíduos. A execução empírica do presente trabalho foi desenvolvida numa abordagem qualitativa como um estudo exploratório, tendo-se recolhido cinco narrativas da biografia pessoal de um grupo de quatro indivíduos com experiência de sem-abrigo, a partir de entrevista aberta semiestruturada, em duas fases. Estas estórias pessoais foram depois analisadas em três fases, à luz da análise de conteúdos e da Teoria da Narrativa, tendo-se utilizado software de análise próprio para investigação qualitativa e multimétodo como uma forma de ampliar a reflexão sobre os significados dos acontecimentos narrados. As principais conclusões obtidas foram a confirmação da relevância da literatura científica de base ecológica para a articulação de investigação empírica nesta área e o levantamento de um conjunto de recomendações e sugestões práticas que podem ser aplicadas nos serviços de apoio às populações de indivíduos sem-abrigo e informar tomadas de decisão a nível político nas áreas da habitação ou do planeamento urbano. Concluiu-se ainda que os serviços de apoio existentes no sistema atual apresentam muitas limitações e que é possível atuar no que toca aos recursos de apoio à habitação e ao emprego. Apresenta-se ainda uma definição alargada para o constructo “morada” elaborada a partir das narrativas.
Agradecimentos/Acknowledgements
Pela naturalidade com que recebeu e orientou um arquiteto na Psicologia Comunitária, Professor Doutor José Ornelas
Palavras-chave
Casa,Morada,Sem-abrigo,Ecológico,Narrativa
  • Psicologia - Ciências Sociais
  • Artes - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.