Comunicação em evento científico
Antes de nos conhecerem, às vezes tratam-nos mal: velhas e novas percepções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar
Sandra Mateus (Mateus, S.);
Título Evento
XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
No património de estudos sobre descendentes de imigrantes, a discriminação com base na origem étnica assume um papel central: ela constitui um forte obstáculo à integração e afeta os processos de escolarização, nomeadamente através do modo como configura perceções sobre os estudantes e nivela expectativas. A experiência de discriminação na escola desoculta por isso limites importantes à justiça social na educação. A expressão "antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal” é a resposta de João, um aluno de 14 anos, português, de ascendência santomense, à pergunta “– Já alguma vez foste discriminado?”. A apresentação examinará as perceções sobre diversidade e discriminação em ambiente escolar de filhas/os de imigrantes e de diversos atores escolares, a partir de um conjunto de entrevistas realizadas em duas escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Os dados apresentados são parte de uma investigação mais vasta, que visou aprofundar o conhecimento sobre as orientações de futuro no final do ensino básico (9º ano de escolaridade). Trata-se de um estudo multi-método, designado ITEOP- Inquérito às Trajetórias Escolares e Orientações Profissionais, centrado nos processos de escolarização e construção das orientações de futuro de descendentes de imigrantes no final do ensino básico, realizado em 2007 (Mateus, 2014; Seabra, Mateus, Rodrigues & Nico, 2011). O estudo abrangeu um conjunto extenso de dimensões da experiência escolar e juvenil, entre as quais se encontra a discriminação. São analisadas narrativas de alunas/os e de diversos atores escolares – diretores, professoras/es e funcionários, relativamente a esta problemática. Confirma-se a experiência de discriminação entre alunas/os, e a diversidade revela-se, nas perceções dos agentes escolares, como problemática e impactante nos ambientes de escola. Pretende-se com esta apresentação discutir sobre a atualidade e relevância dos dados, e a (re)configuração das expressões de discriminação na educação portuguesa atual.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Descendentes de imigrantes,Discriminação,Educação
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.