Scientific journal paper Q3
Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos
Fernando Luís Machado (Machado, F. L.); Ana Raquel Matias (Matias, A.R.); Sofia Leal (Leal, S.);
Journal Title
Análise Social
Year (definitive publication)
2005
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 14

(Last checked: 2024-05-15 12:36)

View record in Scopus


: 4.5
Google Scholar

Times Cited: 87

(Last checked: 2024-05-18 22:44)

View record in Google Scholar

Abstract
Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os seus resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural.
Acknowledgements
--
Keywords
Multiculturalismo; Imigrantes africanos; Rendimento escolar; Aproveitamento escolar; Desigualdades sociais; Ensino
  • Sociology - Social Sciences
  • Political Science - Social Sciences