Artigo sem avaliação científica
“Não podemos deixar alunos de fora, temos de nos adaptar”. Escolas cosmopolitas e políticas públicas
Cláudia Pereira (Pereira, Cláudia);
Título Revista
Revista ELO do Centro Formação Francisco de Holanda
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Neste artigo (i) contextualizamos as caraterísticas sociodemográficas dos estudantes imigrantes em Portugal e o respetivo desempenho escolar e (ii) selecionamos algumas práticas e políticas públicas desenvolvidas com alunos imigrantes, que refletem o princípio do cosmopolitismo, para reforço da coesão social. O nosso principal contributo é o de refletir como a integração de estudantes imigrantes e o seu sucesso escolar nas escolas cosmopolitas são o resultado de práticas e políticas públicas que envolvem a interação de alunos com pessoal docente, não docente e toda a comunidade escolar, que inclui pais, autarquias, entre outros.
Agradecimentos/Acknowledgements
Alejandra Ortiz, adjunta do Gabinete da Secretária de Estado para a Integração e Migrações.
Palavras-chave
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Antropologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.