Publicação em atas de evento científico
O CD-Rom "Vamos Fazer Jornais Escolares": um contributo para a inserção da Literacia dos Media e das TIC nos currículos
Vitor Tomé (Tomé, V.); Helena Menezes (Helena Menezes); Guilhermina Lobato Miranda (Guilhermina Lobato Miranda); Cristina Ponte (Ponte, C.);
Livro de Actas da Challenges 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Ano (publicação definitiva)
2007
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este artigo apresenta uma investigação realizada em Portugal, cujos resultados apontam para o facto da produção de jornais escolares, por alunos do 2º e 3º Ciclos, contribuir para desenvolver a Literacia dos Media e a Educação para a Cidadania, bem como para promover a utilização da Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula. O trabalho de campo foi realizado ao longo de um ano lectivo, com 104 alunos, de quatro turmas, os quais produziram artigos para o jornal escolar tendo como apoio o CD-Rom "Vamos fazer jornais escolares", uma aplicação multimédia previamente desenvolvida para o efeito e validada por especialistas. Os primeiros resultados mostram que os alunos se empenharam especialmente em produzir notícias relacionadas com problemas que os afectam no quotidiano, mas também com grandes questões que interessam a humanidade, como por exemplo as questões ambientais. Mas se os jovens que participam nos jornais escolares o fazem com empenho, nos jornais não escolares essa participação é reduzida, tal como o interesse manifestado pelos jovens em relação a esses jornais. Uma das razões pode estar no facto dos jornais apresentarem sobretudo peças jornalísticas em que os jovens são encarados como delinquentes, vítimas ou estudantes. É isso que mostra a mais recente investigação em Portugal, cujos primeiros resultados são aqui também apresentados. Finalmente, o artigo refere os recentes e futuros esforços da União Europeia para impulsionar a introdução da Literacia dos Media nos currículos dos Estados Membros, alguns dos quais decorrem quando da Presidência Portuguesa, no segundo semestre de 2007.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Literacia dos Media,CD-Rom Multimédia; Currículos; Crianças e Jovens; Jornais e jornais escolares
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PTDC/CED/70600/2006 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.