Comunicação em evento científico
Os locais não são realmente hostis, mas não se misturam”: uma perspetiva europeia sobre as dimensões sociais na integração de requerentes de asilo e refugiados
Sandra Mateus (Mateus, S.);
Título Evento
XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-05 06:56)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
As crises e os desafios políticos, sociais e institucionais têm afetado a vida dos requerentes de asilo que procuram proteção e condições de vida dignas na Europa. Embora o decréscimo de entradas possa contribuir para uma retórica política que afirma que a chamada “crise europeia dos refugiados” acabou, os cenários críticos estão longe de ter terminado. Os requerentes de asilo e os refugiados (RA&R) continuam a enfrentar desafios consideráveis relacionados com a integração e a participação na vida social. Para aqueles que conseguiram chegar à Europa, muitas das dificuldades e desafios enfrentados na sua vida quotidiana não parecem ter chegado ao fim. Um dos desafios mais importantes que os países europeus enfrentam atualmente é como dar voz, ouvir e reforçar de forma coerente as soluções sociais para melhorar a vida dos requerentes de asilo e dos refugiados. Procurando contribuir para este objetivo, desenvolveu-se em 2019, no âmbito do Projeto europeu PandPAS, uma pesquisa qualitativa multissituada, focada na integração da população RA&R. O estudo centrou-se nas características comuns das experiências e desafios da integração de RA&R em seis cidades de cinco países europeus: Pádua e Veneza em Itália, Maribor na Eslovénia, Zagreb na Croácia, Nicósia no Chipre e Lisboa em Portugal. A análise de dados centrou-se nas características comuns da experiência de integração nestas cidades, e baseou-se nos resultados de entrevistas semi-estruturadas e de grupos focais com 148 participantes, incluindo requerentes de asilo e refugiados, stakeholders relevantes e cidadãos locais. Nesta apresentação, iremos analisar as dimensões sociais (de interação e convívio, relações com as populações locais e com outros RA&R) da integração, questionando o papel das comunidades locais, organizações cívicas e organizações representativas dos próprios no processo de integração. A participação de refugiados e migrantes nas comunidades, nos espaços públicos e na vida cultural da sociedade civil apresentam-se como elemento-chave para a integração, criando experiências coletivas que podem quebrar a solidão e o isolamento amplamente afirmados pelas pessoas RA&R neste estudo.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Refugiados,Integração
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.