Comunicação em evento científico
Plataformização das notícias em Portugal: análise de níveis de presença multiplataformas dos media jornalísticos portugueses
Fabrício Santos de Mattos (de Mattos, F. S.);
Título Evento
DIGIT ALL - I Congreso Internacional de Nuevas Narrativas en la Sociedad Digital
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
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Abstract/Resumo
A plataformização das notícias é um fenômeno global que se caracteriza pela crescente centralidade das plataformas de redes sociais e mecanismos de busca na distribuição de notícias, transformando os meios de comunicação jornalísticos em produtores de conteúdos que complementam esses ecossistemas digitais (Poell et al., 2020; van Djick et al., 2018). O fenômeno cria dependências ao jornalismo, que cada vez mais precisa destes intermediários digitais para chegar aos diferentes públicos no ambiente online (Nielsen & Ganter, 2018). Dado este contexto, a investigação objetiva cruzar os estudos de caracterização e mapeamento midiático (Salaverría, 2017, 2018; Negredo et. al 2019) e os de plataformização de notícias (van Djick et. al., 2020; Poell et. al. 2020; Helmond, 2015) para compreender como os media jornalísticos se posicionam nas diversas plataformas, a partir do estudo de caso de Portugal. Buscou-se compreender essa relação a partir de uma investigação em três etapas. Primeiro foi elaborado o mapeamento e a codificação dos meios jornalísticos, em seguida foram agrupados os casos para compreender quais media tem menor e maior nível de presença nas plataformas, e em um terceiro momento foi realizada a análise das relações existentes entre os media as plataformas. Na primeira fase foi aplicada uma codificação dos media jornalísticos portugueses baseada no método de mapeamento e caracterização midiática (Salaverría, 2017, 2018) a partir dos dados da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e das plataformas Facebook, Instagram, Youtube e Twitter. Entre fevereiro e março de 2021 foram coletados e codificados 1581 casos de media jornalísticos. Destes, 1404 eram casos ativos e 1085 tinham presença nas plataformas, sendo esta a amostra utilizada na análise (n= 1085). Na segunda fase foram identificados e classificados os níveis de presença, a partir das variáveis das plataformas (seguidores, gostos e publicações). O método foi uma combinação entre a Análise de Clusters Hierárquica (método Ward e método do Vizinho Mais Afastado) para determinar o número de clusters; e a Análise de Clusters Não-Hierárquica (método K-Médias), para a otimização do agrupamento. Esta combinação permitiu a identificação de grupos em três níveis de presença: baixo, médio e alto. Ao final, foram cruzadas as variáveis de caracterização em cada agrupamento e elaborada a análise de relações por plataforma. No Facebook, destacam-se as televisões e os jornais impressos de alcance nacional e informação generalista. No Instagram prevalecem as rádios nacionais e as revistas de informação especializada em entretenimento e lifestyle, que utilizam bastante a linguagem visual da plataforma. Já no Twitter predominam os media noticiosos generalistas e os especializados em desporto e economia, com o uso do texto e dos links informativos. Por fim, no Youtube são relevantes as televisões nacionais e os media que privilegiam o potencial explicativo e interativo dos vídeos longos, com destaque para as rádios e os media especializados. Conclui-se que os media jornalísticos se adaptam às lógicas de pertencimento situacional própria das figurações comunicativas (Couldry e Hepp, 2020) em cada plataforma, e apresentam conteúdos em cada ambiente comunicacional (Boczkowski, 2021) conforme as potencialidades e os públicos específicos que estes mobilizam.
Agradecimentos/Acknowledgements
A investigação tem o financiamento da Bolsa de Mérito do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Palavras-chave
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.