Comunicação em evento científico
Políticas de inclusão social da juventude em bairros marginalizados de Lisboa
Otávio Raposo (Raposo, Otávio);
Título Evento
XIV Reunião de Antropologia do Mercosul
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta comunicação irá debater as políticas de inclusão social para os jovens de bairros marginalizados de Lisboa, com base em dados documentais e experiências associativas ligadas ao Programa Escolhas. Considerada a principal política pública dirigida aos jovens pobres, racializados e periféricos em Portugal, o Programa Escolhas (PE) é impulsionado por estratégias de empreendedorismo, empoderamento e liderança com vista a envolver os jovens na resolução dos problemas enfrentados nos bairros em que vivem. Essas estratégias apelam à participação cidadã, mas restringem o campo de ação política dos jovens às regras elaboradas pelo Estado, desencorajando o discurso emancipatório e subversivo. O resultado é o controle e a gestão biopolítica da juventude, mascarando uma dominação que domestica a sua ação coletiva. A partir de uma análise de relatórios do PE, bem como de pesquisas etnográficas em projetos sociais na periferia de Lisboa, examinarei as racionalidades e tecnologias de inclusão presentes nessa política pública. Em particular, pretendo discutir como essas racionalidades e tecnologias legitimam que certos territórios e populações sejam sujeitos a uma governança específica, ao mesmo tempo em que servem como dispositivos de agenciamento e governamentalidade comunitária.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradeço a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) pelo apoio a realização dessa comunicação por via do projeto PERICREATIVIDADE (2022.08993.PTDC), financiado pela FCT e o DL57/2016, Lei 57/2017.
Palavras-chave
Política pública,juventude,inclusão social,periferia,Portugal,Programa Escolhas
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PERICREATIVITY (2022.08993.PTDC) Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.