Iscte no desenvolvimento das tecnologias emergentes de blockchain

Iscte no desenvolvimento das tecnologias emergentes de blockchain
Iscte no desenvolvimento das tecnologias emergentes de blockchain
Novo projeto financiado pelo PRR

O projeto Blockchain.PT, foi apresentado publicamente num encontro que decorreu nos dias 8 e 9 de novembro, na Startup Leiria. O consórcio, liderado pela VOID Software e no qual é parceira a Associação Iscte-Conhecimento e Inovação, pretende ser uma referência nacional e internacional, no domínio da tecnologia blockchain enquanto motor de inovação e no desenvolvimento de oportunidades de negócio globais geradas por uma vasta palete de soluções digitais.

João Carlos Ferreira (ISTAR-Iscte)  apresentou o papel do Iscte-Conhecimento e Inovação no âmbito do projeto Blockchain Portugal centrado, sobretudo, na capacitação com a criação de cursos de Blockchain e no desenvolvimento de tecnologias de rastreamento no sector da saúde aliado à BioGHP, empresa que coordena as atividades do projeto para o setor da saúde.  As tecnologias emergentes, como é exemplo o Blockchain, assim como a questão dos dados e da sua proteção assumem um papel central em todos os setores, e particularmente na saúde onde os dados são particularmente sensíveis.

Participaram também no encontro outros investigadores da equipa Iscte: Catarina Ferreira da Silva, Diretora do ISTAR-Iscte, que irá coordenar as tarefas ligadas à interoperabilidade e Ana Lúcia Martins (BRU-Iscte) que irá coordenar os estudos ligados à logística. A equipa reúne um total de 10 investigadores de 4 unidades do Iscte: ISTAR, BRU, CIS and CIES. Esta equipa interdisciplinar irá desenvolver novas tecnologias e produzir diferentes estudos sobre como estes desenvolvimentos tecnológicos emergentes podem impactar a sociedade. 

O consórcio junta 56 organizações (24 empresas, 15 ENESII – entidades não empresariais no sistema de I&I, duas associações, cinco entidades públicas e dez parceiros associados),  organizadas em 6 WP verticais (Agricultura e Agroalimentar; Saúde; Territórios Sustentáveis e Inteligentes; Desporto Lazer e Cultura; Nova Economia do Conhecimento; Gestão de Ativos Digitais) e 4 WP horizontais (Gestão; Capacitação; Inovação e Disseminação; Interoperabilidade).

A apresentação pública do consórcio Blockchain.PT foi promovida pela plataforma TICE.PT – Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica e pela empresa VOID Software, com o objetivo de assinalar o lançamento da agenda Blockchain.PT, identificando projetos, tecnologias inovadoras e oportunidades, fomentando o networking.

O projeto “BLOCKCHAIN.PT – Agenda Descentralizar Portugal com Blockchain” está a ser desenvolvido no âmbito das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial”, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.