Comunicação em evento científico
O International Baccalaureate em África: um estudo exploratório das escolas IB na região de Maputo e desafios para a investigação
Anne Schippling (Schippling, A.);
Título Evento
V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação (CICSE)
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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(Última verificação: 2025-12-14 21:22)

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Abstract/Resumo
A difusão dos programas e diplomas internacionais da organização International Baccalaureate (IB) no continente africano ainda é modesta quando comparada com a sua expansão a nível mundial, que abrange atualmente 5700 escolas em 159 países (IB 2023a). Bunnell (2016, 183) designa a situação do IB em África neste contexto como “probably still ‘a major disappointment’”. Em Moçambique – que é um dos países focados pelo nosso estudo sobre escolas IB em países de língua oficial portuguesa (para o caso de Portugal e.g. Schippling et al. 2020) – existem atualmente quatro escolas IB. Estas encontram-se maioritariamente na região de Maputo, são privadas e podem ser consideradas como um segmento da formação das elites. Respondendo a um défice de investigação relativamente a escolas IB em países africanos, a nossa proposta apresenta os resultados de um estudo exploratório do campo das IB World Schools na região de Maputo, baseado numa análise dos websites de todas as escolas IB nessa região (n=3), algumas bases de dados (por ex. IB 2023b; ISD 2023) e outros documentos relacionados com a organização IB, bem como entrevistas com pessoas que efetuaram investigação sobre educação internacional nessa região e temáticas relacionadas. Em termos teóricos, o projeto de investigação procura relacionar elementos de teoria crítica sobre elites (e.g. Bourdieu 1989; Hartmann 2004) e abordagens pós- e decoloniais em educação (e.g. Bhambra 2014; Takayama et al. 2016) Com base numa reflexão sobre a situação atual das escolas IB em África, perspetivamos uma discussão dos resultados do estudo exploratório do campo das escolas IB na região de Maputo à luz de questões de desigualdades sociais e pós-/decoloniais abrindo, desta forma, perspetivas relativas a desafios para a investigação dessa realidade educativa.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
2021.03720.CEECIND Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia