Perguntas Mais Frequentes
A pesquisa das publicações nesses motores de indexação (que é levada a cabo por um processo periódico e automático dentro do Ciência-IUL) é feita através dos meta-dados das publicações (ver mais detalhes em baixo).
Se a publicação não foi encontrada, provavelmente quer dizer que há uma diferença entre estes dados no Ciência-IUL e o registo na Web of Science® e Scopus (p.ex. um título ou ano errado).
Para garantir que as suas publicações são correctamente apanhadas neste processo, compare a informação no Ciência-IUL com o registo da publicação nesses motores e corrija-os no Ciência-IUL.
No caso da Web of Science®, os meta-dados usados para a pesquisa são o DOI, o ISSN, o ano, o título do artigo, o título da revista/conferência, o volume, o número, a página inicial e os nomes dos autores.
No caso da Scopus, os meta-dados usados para a pesquisa são o DOI, o título, o ano e as páginas do artigo.
O mecanismo exporta para o ORCID todas as publicações seleccionadas para sincronização pelo utilizador no Ciência-IUL. Posteriormente todas as alterações feitas no Ciência-IUL a estas publicações serão automaticamente exportadas para o ORCID, mantendo-se desta forma a informação no ORCID permanentemente actualizada. Quando novos identificadores únicos (DOIs, Handles, etc) são adicionados a uma publicação no ORCID que esteja a ser sincronizada, esses identificadores são automaticamente adicionados à publicação respectiva no Ciência-IUL. De momento, outras alterações feitas no ORCID a uma publicação sincronizada não serão reflectidas no Ciência-IUL (por exemplo, se alterar o título de uma publicação no ORCID essa alteração não será reflectida no Ciência-IUL). Para além de manter sincronizadas as publicações seleccionadas, o mecanismo de sincronização tenta também descobrir novas publicações no ORCID que não sejam ainda conhecidas no Ciência-IUL. Essas publicações podem ter sido inseridas no ORCID directamente pelo utilizador ou por outras entidades externas, como, por exemplo, o CrossRef, Scopus, Web of Science ou o Ciência Vitae. Estas novas publicações podem depois ser seleccionadas pelo utilizador para sincronização, sendo então adicionadas ao Ciência-IUL e mantidas sincronizadas posteriormente. Mais informações podem ser consultadas em PTCRISync.
O principal benefício de utilizar o mecanismo de sincronização é evitar muito do trabalho repetitivo que é necessário para manter o seu perfil actualizado em várias plataformas. Após activar a sincronização para as suas publicações, todas as alterações feitas no Ciência-IUL serão automaticamente exportadas para o ORCID, evitando-se desta forma o trabalho de as editar ou adicionar manualmente no ORCID. Se activar a sincronização em mais do que um sistema que suporte este mecanismo, por exemplo, no Ciência-IUL e no Ciência Vitae, como o mecanismo de sincronização também usa o ORCID para descobrir novas publicações, publicações exportadas por um sistema serão automaticamente importadas por outro, evitando-se desta forma o trabalho repetitivo de as inserir nos vários sistemas.
O mecanismo de sincronização é flexível dando liberdade ao utilizador de o utilizar da forma que melhor entender. Porém, recomenda-se um conjunto de boas práticas:
- Preenchimento automático de produções / publicações - se tem publicações que não estão, nem no ORCID, nem no Ciência-IUL, tenha em consideração que presentemente estão disponíveis ferramentas que permitem a importação automática de publicações para o seu ORCID e deste para o sistema que está a utilizar. Para mais informação consulte o seguinte link.
- Evite adicionar registos de forma manual. Caso o faça, lembre-se que o mecanismo de sincronização apenas sincroniza publicações que possuam título, ano de publicação e pelo menos um identificador único (DOI, Handle, etc).
- Privacidade das produções / publicações no ORCID. O mecanismo de sincronização apenas consegue importar as publicações cujo nível de privacidade seja everyone ou trusted parties. Como tal, certifique-se que todas as publicações que pretende importar possuem um desses níveis de privacidade.
O mecanismo de sincronização actualmente implementado é conservador no que toca a esse aspecto, nunca apagando automaticamente publicações no Ciência-IUL. As publicações podem ter sido inadvertidamente removidas pelo utilizador no ORCID, ou entretanto podem ter sido actualizadas no Ciência-IUL, corrigindo dessa forma os problemas nos meta-dados que tenham motivado a sua remoção do ORCID. Nestes casos a sua remoção automática seria indesejada, pelo que se optou por nunca as apagar automaticamente. Se deseja mesmo remover uma publicação deve fazê-lo directamente no Ciência-IUL.
O mecanismo de sincronização tenta manter actualizadas no seu perfil ORCID todas as publicações que estão seleccionadas para sincronização no Ciência-IUL. Se a apagar no ORCID, mas continuar seleccionada para sincronizar, ela voltará a ser exportada. Se deseja remover uma publicação sincronizada do ORCID basta parar a sincronização desta publicação no Ciência-IUL. O mecanismo de sincronização irá depois remover essa publicação do ORCID. Note que a publicação pode não ser totalmente removida do ORCID se existirem outras versões dessa publicação exportadas para o ORCID por outras entidades externas (por exemplo, pelo CrossRef) ou se a mesma publicação continuar a ser sincronizada por outra entidade do sistema científico nacional (por exemplo, pelo Ciência Vitae).
Para garantir a qualidade da informação no Ciência-IUL, o mecanismo de sincronização apenas considera para importação publicações cujos meta-dados possuam um mínimo de qualidade. Em particular, apenas considera para importação publicações que possuam título, ano de publicação e pelo menos um identificador único (DOI, Handle, etc). As publicações que não satisfazem esse critério não são importadas mas podem ser consultadas na secção dos avisos.
O ORCID apenas considera que duas publicações são idênticas quando tiverem identificadores únicos (DOIs, Handles, etc) em comum (não basta que tenham o mesmo título e ano de publicação). Se tinha uma publicação sem qualquer identificador único no seu perfil ORCID, ou com identificadores diferentes dos que inseriu no Ciência-IUL, então essa publicação não será agregada com a publicação idêntica que foi exportada na sincronização. Para resolver este problema, pode editar a publicação que tinha inicialmente no ORCID e adicionar-lhe um dos identificadores únicos da publicação exportada. A partir desse momento essas publicações serão agregadas pelo ORCID e deixará de ver os duplicados.
Há duas razões possíveis para isso acontecer. A primeira deve-se ao facto de, para garantir a qualidade da informação no Ciência-IUL, o mecanismo de sincronização apenas considera para importação publicações cujos meta-dados possuam um mínimo de qualidade. Em particular, apenas considera para importação publicações que possuam título, ano de publicação e pelo menos um identificador único (DOI, Handle, etc). As publicações que não satisfazem esse critério não são importadas mas podem ser consultadas na secção dos avisos. A segunda razão deve-se às questões de privacidade. O ORCID permite que utilizador defina quem tem acesso a cada publicação, existindo três níveis de privacidade: everyone, trusted parties, only me. O mecanismo de sincronização apenas consegue importar as publicações cujo nível de privacidade seja everyone ou trusted parties. Como tal, certifique-se que todas as publicações que pretende importar possuem um desses níveis de privacidade (o nível de privacidade pode ser alterado selecionando o nível desejado no canto superior direito de cada publicação).
O ORCID permite que utilizador defina quem tem acesso a cada publicação, existindo três níveis de privacidade: everyone, trusted parties, only me. É possível configurar qual o nível de privacidade por omissão que cada publicação terá quando adicionada por uma entidade externa. Provavelmente, optou pelo nível de privacidade trusted parties ou only me, pelo que não conseguirá visualizar as publicações sincronizadas a não ser que faça login no seu perfil. Se quiser alterar esta configuração selecione a opção Privacy preferences na secção Account settings no seu perfil ORCID. Se quiser alterar o nível de privacidade nas publicações entretanto sincronizadas pode fazê-lo selecionando o nível desejado no canto superior direito de cada publicação.
O "Perfil Público" é uma página automática que é gerada para todos os autores do ISCTE-IUL. Contém a informação básica de cada autor (afiliação, ensino, publicações, etc...) e tem um URL único que pode ser usado em qualquer sítio para chegar à descrição detalhada de cada autor do ISCTE-IUL.
Por exemplo, se tiver um website externo ao ISCTE-IUL onde pretenda fazer referência às suas publicações ou à sua descrição enquanto autor do ISCTE-IUL, pode usar o link do seu perfil público para remeter os seus visitantes para a descrição detalhada do seu perfil no site do Ciência-IUL.
A estrutura do link público obedece à seguinte estrutura https://ciencia.iscte-iul.pt/public/person/ABC
onde a expressão ABC
deve ser substituída pelo seu nome de utilizador. Alternativamente, pode usar a estrutura de link https://ciencia.iscte-iul.pt/ABC
que funciona como um redireccionamento para o perfil público. Se quiser, pode também adicionar a língua em que pretende que o perfil público seja apresentado com os parâmetros "/pt" (para Português) e "/en" (para Inglês).
Exemplos de links válidos (para aplicar ao seu caso, substitua o nome de utilizador "acae" pelo seu):
- https://ciencia.iscte-iul.pt/public/person/acae
- https://ciencia.iscte-iul.pt/acae
- https://ciencia.iscte-iul.pt/acae/pt (para apresentar o perfil público em Português)
- https://ciencia.iscte-iul.pt/acae/en (para apresentar o perfil público em Inglês)