Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Medi@ções
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O presente artigo dá conta de um roteiro sobre a presença negra em Setúbal, nos séculos XV a XVIII, concebido enquanto “aula-passeio”, espaço de educação não formal sobre o colonialismo português. Pretende-se, antes de mais, suscitar o rompimento com a narrativa lusotropicalista; entender a escravatura como um sistema complexo e parte de conflitos geopolíticos globais; mas também conduzir os participantes à “descoberta” de como os “outros” estão, afinal, em “nós”.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Escravatura,Setúbal,Presença negra,Antirracismo,Aula-passeio
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |