Artigo em revista científica
Atividades online nas universidades seniores em tempos de pandemia
Luis Jacob (Jacob, L.); Ana Rita Coelho (Coelho, A. R.);
Título Revista
Interacções
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 10

(Última verificação: 2024-11-18 00:32)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Durante a pandemia do COVID-19, as Universidades Seniores (US), como a maioria dos serviços, tiveram que interromper as suas atividades normais de forma repentina. Como forma de mitigar este encerramento temporário, muitas US desenvolveram metodologias de formação online. Este estudo apresenta os resultados de um inquérito realizado às US sobre as suas atividades online de março a julho de 2020, com o objetivo de perceber se estas conseguiram transformar a sua atividade, por norma, presencial, para um ensino à distância, acompanhando assim outras instituições. A maioria das US desenvolveu algum tipo de trabalho online, com preferência pelas plataformas Zoom e Facebook. A adesão dos alunos e professores foi variável, mas globalmente positiva, e a dificuldade em lidar com as tecnologias foi o principal problema encontrado.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Universidade sénior,COVID-19,Ensino online,Seniores
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia