Artigo em revista científica Q2
Circum-navegando as repercussões socio-mediáticas do contexto pandémico
Vania Baldi (Baldi, V.);
Título Revista
Observatorio (OBS*)
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-12-14 14:52)

Ver o registo na Scopus


: 0.6
Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-18 01:42)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Circum-navigating the socio-media repercussions ofthe pandemic context

Abstract/Resumo
Estudos que refletem diferentes graus de complexidade e criticidade revelados pelo cenário pandémico no contexto info-comunicacional. Os temas da infodemia, da cobertura jornalística, da presença dos cientistas no palco mediático, da produção e consumo de novos formatos noticiosos, as estratégias de readaptação e integração no quotidiano de serviços e instrumentos digitais utilizados para contrabalançar o isolamento e o distanciamento físico, viabilizando novas formas de proximidades (na esfera da intimidade, da família e do trabalho), assim como a reprodução de cliché e disparidades de género na comunicação social ou a emergência de novos mercados na área do audiovisual e do podcasting constituem, todos juntos, os diferentes pontos de observação sobre uma realidade socio-mediática reconfigurada pelos desafios trazidos pela emergência socio-sanitária. Através deste prisma analítico destacam-se luzes e sombras sobre o panorama sociocultural e mediático contemporâneo, bem sabendo que por trás das suas manifestações persistem antigos condicionamentos políticos, éticos e económicos pontualmente referidos nos vários estudos. Neste sentido, tais estudos devem ser perspetivados como alavancas para ampliar o debate e as convergências entre sensibilidades epistemológicas diferentes.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
  • Ciências da Comunicação - Ciências Sociais