Anabela Rodrigues Santiago é doutorada em Políticas Públicas pela Universidade de Aveiro (maio de 2025). É atualmente investigadora integrada do Centro de Estudos Internacionais (ISCTE).
Foi bolseira de Investigação de Doutoramento (Fundação para a Ciência e Tecnologia - Centro Científico e Cultural de Macau e membro da unidade de investigação GOVCOPP (Governança, Competitividade e Políticas Públicas) do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro.
Tem participado em conferências e congressos nacionais e internacionais, como oradora, com comunicações ligadas à Administração Pública, às Políticas Públicas de saúde e ao tópico da governança colaborativa.
Foi membro da COST Action CHERN – China in Europe Relations Network (WG1) e participou em vários projetos no âmbito da mesma, entre eles: i) uma missão científica de mapeamento de investimentos chineses no sector agroalimentar (University College of Cork); ii) CHERN Training School: China Scholarship and Policy Advice: Reaching Out Policy-makers (European Commission, Brussels) e iii) uma missão científica de mapeamento dos projetos chineses no âmbito da Rota da Seda da Saúde na Europa (University College of London).