Ciência-IUL    Autores    Alejandro Goldberg    Currículo
Resumo CV

Antropólogo da Universidade de Buenos Aires (Argentina). Mestre e Ph.D. em Antropologia Médica (Universidade de Rovira e Virgili, Espanha).

 

Atualmente, sou pesquisador bolsista do pós-doutorado no CIES-ISCTE, IUL no projeto: "REFUGIUM: building shelter cities and a new welcoming culture. Links between European universities and schools in Human Rights” (Agreement Number – 2016-1-ES01-KA203-025000), ERASMUS + & SEPIE.

O meu campo de trabalho é a antropologia social e médica; saúde pública, migrações e refugiados. Como Pesquisador do CONICET (2007) no ICA-UBA, fui diretor de vários projetos de pesquisa na Argentina, Espanha e Brasil e participei como Pesquisador Principal em outros projetos de pesquisa na Argentina, Espanha, Itália, Portugal e Brasil. De 2006 a 2012, fui professor permanente do seminário de Antropologia e Migrações Internacionais na Facultad de Filosofía e Letras da Universidade de Buenos Aires. Desde 2005, sou professor visitante nas universidades de Torino, Roma e Genova (Itália); Barcelona, ??Rovira e Virgili, Catalão Internacional, Ramon Llul e Girona (Espanha); La Plata e Quilmes (Argentina); El Colegio de México, Universidade Nacional Autônoma do México, Centro de Pesquisas e Estudos Superiores em Antropologia Social (México); São Paulo Federal, Católica de Santos (Brasil), entre outros. Fui convidado docente em conferências (universidades, hospitais, dependências de saúde pública da administração, entre outros) no mesmo campo. Publiquei quatro livros, vários artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Também apresentei trabalhos acadêmicos em reuniões científicas e eventos científicos internacionais organizados ou coordenados na Argentina, Espanha, Uruguai e Brasil.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
University of Rovira and Virgili
Social Anthropology - Espanha - Tarragona
Doutoramento Medical Anthropology 1998 - 2004
University of Rovira and Virgili
Social Anthropology - Espanha - Tarragona
Mestrado Medical Anthropology 1998 - 2000
University of Buenos Aires
Anthropological Sciences - Argentina - Buenos Aires
Licenciatura Anthropological Sciences 1991 - 1997
Áreas de Investigação
Antropologia, Migrações, Refugiados, Saúde