Ciência-IUL    Autores    Mafalda Esteves    Currículo
Resumo CV

Mafalda Esteves é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2015, integrando atualmente a equipa do projeto "Diversity and Childhood - Changing social attitudes towards gender diversity in children across Europe" (DaC) e anteriormente a equipa do projeto de investigação "INTIMATE: Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe" (2014-2019) (ERC Starting Grant).

Mestre em Investigação e Intervenção Psicossocial pela Universitat de Barcelona (2010) com uma tese sobre a ação comunitária na promoção de empowerment psicológico, desenvolveu trabalho científico e profissional na área da Psicologia Social e Comunitária em projetos de promoção participação cívica e saúde comunitária bem como projetos que usam a metodologia do teatro do oprimido para a transformação social (2008-2014).

É atualmente doutoranda em Psicologia no CIS/ISCTE-IUL onde desenvolve uma tese intitulada "Sexualidades invisíveis: Cidadania íntima e bem-estar psicossocial na bissexualidade".

Participa ainda no Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), Grupo de Pesquisa em Sexualidades (GPS-CES) e no Grupo Saúde para tod@s (H4A-CIS/IUL). Os seus interesses atuais de investigação incluem as abordagens críticas na psicologia, movimentos Sociais e ativismos LGBTQIA+, diversidade sexual e de género na infância, processos participativos e saúde comunitária.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Institut de Govern i Politiques Publiques /Universidade Autònoma de Barcelona
Outro tipo de qualificação Participació Ciutadana 2011
Facultat Psicologia - Universitat de Barcelona
Departament de Psicologia Social - Espanha - Barcelona
Mestrado Màster d'Intervenció Psicosocial 2009 - 2010
Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Licenciatura Psicologia 2007
Áreas de Investigação
Estudos de género; Diversidade sexual e de Género; Redes sociais promotoras de empowerment individual e coletivo; Participação Comunitária;
Psicologia Ciências Sociais