Manuel Herrera é doutorando na Universidade Rei Juan Carlos de Madrid, onde está a escrever a sua tese de doutoramento sobre a política de não-proliferação da UE. É Mestre em Segurança Internacional pelo Instituto de Estudos Internacionais de Barcelona (IBEI), onde realizou uma tese final sobre o papel da UE nas negociações nucleares iranianas.
Foi assistente de investigação do programa de segurança nuclear no Instituto de Estudos de Paz e Conflitos em Nova Deli, Índia, onde realizou investigação sobre a acção externa da UE no âmbito do programa nuclear iraniano e sobre a estratégia nuclear indiana no contexto do conflito indo-paquistanês. Trabalhou no Gabinete de Análise Geopolítica do Ministério da Defesa espanhol, onde apoiou o trabalho do Ministério através da elaboração regular de documentos analíticos sobre os principais acontecimentos internacionais e geopolíticos que afectam a Espanha, em particular questões relacionadas com a não-proliferação e o controlo de armas. Foi-lhe concedida uma bolsa do Consórcio de Não Proliferação e Desarmamento da UE no âmbito do programa "Próxima Geração para escrever um relatório de investigação sobre a situação e a situação actual da política de não proliferação nuclear da União, que foi elaborado no Instituto Internacional e de Política Externa (INCIPE) de Madrid. Finalmente, ele foi investigador convidado no CEI-IUL entre Maio e Novembro de 2020
E é actualmente Investigador Integrado Não-Doutor no CEI-IUL , bem como Professor Associado no Campus Internacional de Segurança e Defesa da Universidade CEU de San Pablo de Sevilha. Além disso, é um colaborador regular de revistas, jornais e gabinetes estratégicos onde também lida com as questões acima mencionadas.