Micol Brazzabeni é atualmente Mediadora Social no Agrupamento de Escolas da Bobadela, em Portugal. Neste contexto trabalha com crianças e adolescentes (1º, 2º, 3º ciclo) através duma abordagem sistémica e crítica dos ¿conflitos¿ escolares e educativos; dinamiza sessões colaborativas e criativas sobre as questões de género; e proporciona espaços de diálogo juntamente com crianças refugiadas e seus familiares. Participou como Investigadora Responsável e Facilitadora do projeto: Pequena Oficina de Antropologia, no âmbito do Programa Fazer Acontecer da Câmara de Lisboa, em que a equipa desenvolveu 1 ano de oficinas criativas, colaborativas, horizontais, inspiradas na antropologia, método etnográfico e pedagogias críticas, com crianças do 4º ano do ensino básico e suas imaginações e ideias sobre o bairro de pertença. Realizou pesquisas de pós-doutorado no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-ISCTE) entre 2008 e 2015, juntamente com famílias portuguesas ciganas. Recebeu em 2012 o Prémio para o ESF Exploratory Workshops EW11-231 (SCSS): The Two Sides Of The Coin: Gypsy Economies Between The State And The Market (com Manuela Ivone da Cunha e Tomas Hrustic). Foi Investigadora Responsável no Projeto Europeu WE: Worl(d)s which Exclude (2012-2015) sobre a produção de realidades de exclusão nos documentos institucionais. Realizou a sua investigação doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), partilhando ideias de escolas com famílias do grupo indígena Maxakali/Tikmuum. È licenciada em Psicologia pela Universitá degli Studi di Padova (2001) e frequentou a Escola Bienal de Counseling Sistémico e Sócio-Construcionista no Centro Panta Rei em Milão (2002-2004). É professora de yoga, mãe de uma criança, feminista, ativista.