Patrícia Alexandra Correia da Silva Marrafa é investigadora doutoranda em Estudos Internacionais no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa com filiação no Centro de Estudos Internacionais do Iscte e no Centro Científico e Cultural de Macau de Lisboa.
Durante o seu percurso académico, a sua investigação centrou-se na política, história e cultura chinesas e na sua crescente presença global. Formulou a sua tese de mestrado subordinada ao tema “The Chinese discourse for Africa: The importance of FOCAC and the Forum Macau on China's regional diplomacy” e tem apresentado trabalhos variados sobre o discurso político chinês em diversas conferências em Portugal. Como o “III Congresso Internacional Diálogos Interculturais Portugal-China" na Universidade de Aveiro; “A Europa como Ator Global – Conferência Internacional” e o "XII Congresso Latino Americano de Ciência Politica" do Iscte-Instituto Universidade de Lisboa.
Atualmente encontra-se a trabalhar com financiamento da parceria FCT-CCCM (Centro Científico e Cultural de Macau) no tema “China meets the Global South: Chinese Political discourse and foreign policy from Deng Xiaoping to Xi Jinping (1978-2022)” para a tese de doutoramento, com o objetivo de compreender a evolução do discurso e das relações da China com os países do Sul Global e como a política externa chinesa é influenciada por conceitos filosóficos e tradicionais chineses, como os baseados por exemplo no confucionismo.