Artigo em revista científica
Quando o SONHO se torna realidade...: avaliação estatística do impacto das tecnologias de informação nos serviços de consulta externa hospitalar
Aurora Amélia Castro Teixeira (Teixeira, A. A. C.); Ana Brochado (Brochado, A. M.);
Título Revista
Revista Portuguesa de Saúde Pública
Ano (publicação definitiva)
2005
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 16

(Última verificação: 2024-03-29 07:27)

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Abstract/Resumo
Nos anos mais recentes o governo português tem eleito a qualidade, lado a lado com a inovação e a capacidade de gestão, como factores decisivos para o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde. Não obstante o enorme potencial das novas tecnologias de informação (NTI) na área da saúde, a evidência de que a utilização destas melhora, de forma crítica, os aspectos relacionados com a gestão dos serviços de saúde hospitalares permanece, para o caso português, muito limitada. Assim, o objectivo deste estudo é analisar o impacto da introdução de uma nova tecnologia, o SONHO, na gestão de informação dos doentes ao nível das consultas externas hospitalares, nomeadamente sobre a eficiência e qualidade dos serviços prestados e a relevância do capital humano neste processo. Utilizando os coeficientes de correlação e a técnica HOMALS no tratamento da análise estatística da informação recolhida junto de funcionários e utentes do serviço de consultas externas do Hospital de São João, do Porto, foi possível retirar as seguintes conclusões: (1) o SONHO tem características de uma tecnologia time-saving, isto é, tornou o serviço administrativo mais eficiente; (2) a adopção do SONHO está associada a uma evolução positiva no grau de satisfação dos utentes; (3) em secretariados cujos funcionários possuem maiores níveis de capital humano, os utentes percepcionam, de forma mais intensa, ganhos de eficiência.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Hospitais,Tecnologias de informação,Consultas externas