Artigo em revista científica
As tecnologias da informação e da comunicação na escola: causas de uma subutilização
Nuno de Almeida Alves (Alves, Nuno de Almeida); Carla F. Rodrigues (Rodrigues, Carla F.);
Título Revista
Sociologia On Line
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 18

(Última verificação: 2024-04-18 06:21)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A crescente utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas mais diversas dimensões e instituições da vida social tem tido uma correspondência difícil na instituição escolar, em particular nos processos de ensino e aprendizagem. Com base num inquérito realizado em 2011 a uma amostra de alunos e professores do ensino secundário demonstrar-se-á como, apesar do volume dos investimentos efetuados, a integração das TIC no ensino é ainda parcelar, quer no plano das taxas de utilização de professores e alunos, quer no âmbito das atividades desenvolvidas, traduzindo-se numa mera adição de tecnologia às estratégias e aos processos pedagógicos tradicionais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Tecnologias da informação e comunicação, Escola, Ensino secundário, Professores