Comunicação em evento científico
A origem da imagem e o interesse pelas profissões na área da contabilidade: estudo empírico a alunos
Célia Vicente (Vicente, C.); Raul Laureano (Laureano, Raul M. S.); Maria Machado (Machado, M.);
Título Evento
TMS Algarve 2014 – Management Studies International Conference
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este estudo tem como objetivos específicos: analisar a origem da imagem dos alunos sobre a profissão de contabilista, investigando eventuais diferenças entre os alunos no inicio e no fim do curso; identificar as caraterísticas individuais dos alunos que influenciam a origem da imagem e do interesse pela profissão; analisar o interesse dos alunos no exercício de diferentes categorias de profissões relacionadas com a contabilidade, investigando eventuais diferenças entre os alunos no inicio e no fim do curso; identificar as caraterísticas individuais dos alunos que influenciam o interesse pelas diferentes categorias de profissões relacionadas com a contabilidade. Foram inquiridos por questionário dois grupos de alunos da licenciatura em contabilidade de um instituto de ensino superior português: 157 alunos do primeiro ano e 78 alunos do terceiro ano. Os dados recolhidos permitem concluir que: a imagem da profissão deriva principalmente do contacto com contabilistas conhecidos, sendo os media a origem que menos influência exerce; existe associação entre a origem da imagem e a idade, a média de entrada dos alunos do primeiro ano e a média previsível de saída dos alunos do terceiro ano; a profissão de diretor financeiro é a mais atrativa e a de docente a menos desejada; as caraterísticas demográficas género e idade influenciam o interesse pelas diversas profissões associadas à contabilidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Alunos, Ensino superior, Contabilidade, Profissão, Imagem, Interesse.