Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Este artigo tem por objetivo central analisar os fatores sociais que, de forma articulada, explicam a decisão de uma pessoa se tornar empreendedora. Para o efeito é mobilizada informação recolhida no âmbito de um projeto de investigação realizado em Portugal direcionado para o estudo dos padrões, contextos e experiências de empreendedorismo. Com base na componente qualitativa da pesquisa, relativa à análise de entrevistas aprofundadas a mulheres e homens empreendedores sobre os seus trajetos individuais, foi elaborada uma tipologia de acesso à empresarialidade. Esta categorização expressa diferentes combinações de fatores, dando particular destaque aos efeitos que o género e as qualificações têm na opção de trabalhar por conta própria, sem deixar de enfatizar a interligação com as inserções socioeconômicas, as redes interpessoais e as relações familiares.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Empreendedorismo,Fatores sociais,Género