Os Jovens e os Media
Event Title
Escola e processos de construção da identidade juvenil
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Muitos dos discursos contemporâneos veiculados quer, pelo senso comum, quer pelos media, tendem a olhar para os jovens como uma categoria com capacidades inatas para o uso das novas tecnologias – os chamados nativos digitais.
A apresentação incidirá sobre a relação entre os jovens portugueses e os media, procurando através da análise dos seus usos e consumos quotidianos, desconstruir noções mais essencialistas e homogenizantes desta relação.
Para tal, recorrer-se-á a dados estatísticos representativos da população portuguesa, sendo disponibilizados alguns contributos para uma visão longitudinal e panorâmica das dietas de media dos jovens portugueses. Dar-se-á especial enfoque às questões do acesso, domesticação das tecnologias de informação e comunicação, literacias digitais e assimetrias no acesso e nos usos.
Serão os jovens portugueses todos iguais? Quantos jovens portugueses têm acesso à internet? Quantos usam smartphones? Quais os usos dos novos media? O que é o digital divide? Estas serão algumas das questões debatidas na apresentação.
Acknowledgements
--
Keywords
Jovens, Media, Usos de Media, Utilizadores, Digital Divide
Fields of Science and Technology Classification
- Physical Sciences - Natural Sciences
Português