Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Os Jovens e os Media
Título Evento
Escola e processos de construção da identidade juvenil
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Muitos dos discursos contemporâneos veiculados quer, pelo senso comum, quer pelos media, tendem a olhar para os jovens como uma categoria com capacidades inatas para o uso das novas tecnologias – os chamados nativos digitais.
A apresentação incidirá sobre a relação entre os jovens portugueses e os media, procurando através da análise dos seus usos e consumos quotidianos, desconstruir noções mais essencialistas e homogenizantes desta relação.
Para tal, recorrer-se-á a dados estatísticos representativos da população portuguesa, sendo disponibilizados alguns contributos para uma visão longitudinal e panorâmica das dietas de media dos jovens portugueses. Dar-se-á especial enfoque às questões do acesso, domesticação das tecnologias de informação e comunicação, literacias digitais e assimetrias no acesso e nos usos.
Serão os jovens portugueses todos iguais? Quantos jovens portugueses têm acesso à internet? Quantos usam smartphones? Quais os usos dos novos media? O que é o digital divide? Estas serão algumas das questões debatidas na apresentação.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Jovens, Media, Usos de Media, Utilizadores, Digital Divide
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências Físicas - Ciências Naturais