Publicação em atas de evento científico
O papel da cultura organizacional na dinâmica de relacionamento entre as tecnologias da informação e a aprendizagem organizacional: um ensaio teórico voltado para o segmento da hotelaria
Adriana Lopes Fernandes (Fernandes, A.); Bráulio Alturas (Alturas, B.); Raul Laureano (Laureano, R.);
Anais do XXXIX Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este ensaio teórico tem por objetivo principal realizar uma reflexão sobre o papel da Cultura Organizacional (CO) na dinâmica de relacionamento entre a Aprendizagem Organizacional (AO) e as Tecnologias da Informação (TI), e compreender como este relacionamento influencia no desempenho organizacional em unidades hoteleiras. Nesse sentido, é proposto um modelo conceitual e são oferecidos os caminhos para validar empiricamente o modelo. Do ponto de vista metodológico, parte-se de uma revisão da literatura onde são discutidas as visões de diversos autores sobre os construtos e sobre as articulações entre eles. Com base nessa revisão é desenvolvido um modelo que contempla aspectos intrínsecos ao segmento da hotelaria e aspectos externos como localidade e o mercado onde se insere. Embora, separadamente, os construtos tenham sido amplamente discutido, até ao momento não foi identificada investigação que analisasse a articulação entre a CO, AO e as TI. Acredita-se que a cultura organizacional desempenha um papel crucial nos processos gerenciais que pode, direta ou indiretamente, influenciar o sucesso da implementação e do uso das TI e também facilitar a AO. Sendo assim, este estudo pretende contribuir para o conhecimento sobre a CO e sobre como os gestores, por meio de uma CO adequada, podem aumentar o valor das TI e melhorar o processo de AO, levando a um melhor desempenho organizacional.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Cultura organizacional,Aprendizagem organizacional,Tecnologias da informação,Desempenho organizacional,Hotelaria