Artigo em revista científica Q4
Desigualdades escolares e desigualdades sociais
Teresa Seabra (Seabra, T.);
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
2009
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 5

(Última verificação: 2024-04-15 11:36)

Ver o registo na Scopus


: 1.0
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O texto retoma o clássico debate em torno da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades de desempenho escolar, tendo como cenário um dos desideratos dos sistemas de ensino das sociedades modernas: o de proporcionar igualdade de oportunidades. Procede-se a uma análise diacrónica das acepções do conceito de igualdade de oportunidades e sintetiza-se o conhecimento produzido sobre a desigualdade de desempenho escolar, assinalando as conclusões mais sedimentadas. Para além deste diagnóstico, traça-se o panorama geral das explicações que têm sido avançadas para a compreensão da selectividade social do (in)sucesso escolar, incluindo alguns dos questionamentos mais recentes.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Desigualdades,Escola,Democratização
  • Sociologia - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais