Artigo em revista científica
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação
Carolina Carvalho (Carvalho, C.); Joseph Conboy (Conboy, J.); João Santos (Santos, J.); Jesuína Fonseca (Fonseca, J.); David Tavares (Tavares, D.); Dulce Martins (Martins, D.); Maria Helena Salema (Salema, M. H.); Edite Fiuza (Fiuza, E.); Ana Paula Gama (Gama, A. P.); et al.
Título Revista
Laboratório de Psicologia
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O presente estudo procura testar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia (a) perceção do aluno sobre o feedback do professor; a identificação escolar do aluno; as trajetórias escolares (factos e expectativas) e; a perceção do aluno sobre o seu envolvimento escolar. O questionário foi aplicado a 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (M=13.4, DP=1.7), sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta por alunos essencialmente de nacionalidade portuguesa (95.9%). A partir dos resultados da análise factorial e seguindo o racional teórico, chegou-se a uma estrutura composta por oito dimensões principais. O QFITE apresenta bons índices de consistência interna, com sete das oito principais dimensões a obterem valores entre .77 e .89. Assim, as análises psicométricas realizadas revelam valores satisfatórios, concluindo-se que o QFITE é um instrumento útil e adequado para avaliar a identificação escolar dos alunos, o envolvimento comportamental escolar, e as perceções dos alunos sobre o feedback do professor.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave