Comunicação em evento científico
School vulnerability of Roma: a reproductive cycle of social inequalities ?
Olga Magano (Magano, O.); Maria Manuela Mendes (Maria Manuela Mendes);
Título Evento
IX Congresso Português de Sociologia, IX Congresso Português de Sociologia, Portugal, Território de territórios
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Inglês
País
Portugal
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Abstract/Resumo
As pessoas de origem cigana em Portugal continuam a ser referenciadas como tendo baixa escolaridade sendo ainda raros os casos de escolarização prolongada até ao ensino superior. Cientes dessa desigualdade que continua a haver na sociedade Portuguesa analisaremos o impacto das políticas públicas de educação nas pessoas ciganas, sujeitas a uma maior vulnerabilidade social, especialmente as que foram implementadas nos últimos 20 anos, entre elas o Rendimento Social de Inserção, especialmente na relevância que pode assumir / ou poderia assumir para a integração social dos ciganos na sociedade portuguesa através do sistema educativo. A abordagem desenvolve-se a partir de uma metodologia de carácter qualitativo, em dois territórios geográficos, a área metropolitana de Lisboa e a área metropolitana do Porto e se apoia na revisão de bibliografia sobre o tema, no levantamento de dados disponíveis sobre a escolarização de pessoas ciganas; a análise de conteúdo das entrevistas exploratórias realizadas nas duas áreas metropolitanas a técnicos, a responsáveis de instituições promotoras de projetos locais, a mediadores e a pessoas ciganas mas também a informação resultante de observação participante e não participante em algumas áreas sociais em que se verifica a concentração de população cigana e a existência de projetos de intervenção (etnografias de bairro), na observação participante e não participante em algumas escolas dos territórios escolhidos para a realização de etnografias de escolas e em seis focus group realizados com técnicos, professores e pessoas ciganas (três em cada um das áreas metropolitanas). A diversidade de dados recolhidos permite constatar as condições de vida em que vivem estes indivíduos e famílias e as relações estabelecidas com as instituições locais e públicas e a perspetivação de indicadores que remetem para a reprodução de situações de segregação e de exclusão e para desigualdades no acesso a direitos constitucionais. Nesta comunicação daremos conta dos principais resultados e eixos de análise que contribuem para esta reprodução social e contínua situação de vulnerabilidade social e espacial, do ponto de vista de técnicos e professores e de pessoas ciganas
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave