Comunicação em evento científico
Desempenho Social no Zoomarine. Análise das Dimensões Internas e Externas sob a Perspetiva da Gestão
Joaquim Pinto Contreiras (Contreiras, J.P.); Virgílio Miguel Machado (Machado, V.); Patrícia Duarte (Duarte, A.P.);
Título Evento
VII Postgraduate Conference ESGHT 2016
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Objectivos: Este estudo procurou caracterizar o desempenho social do parque temático Zoomarine Algarve, a partir da visão da sua gestão, mais especificamente identificar a estratégia e as principais práticas de responsabilidade social (RS) desenvolvidas em relação a partes interessadas próximas da organização (trabalhadores, comunidade, fornecedores, ambiente, clientes e acionistas). Metodologia/abordagem: Assume-se que os vetores de RS de uma organização são amplos, abrangendo diversas vertentes, nomeadamente o apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua, a preservação do meio ambiente, o investimento no bem-estar dos funcionários e seus dependentes, comunicações transparentes, retorno aos acionistas, sinergia com os parceiros e satisfação dos clientes e/ou consumidores (Neto & Froes, 2001). O estudo baseou-se no método do estudo de caso, suportado na recolha de dados detalhados e internos da organização. Adoptou-se uma metodologia qualitativa assente na realização de entrevistas semi-estruturadas sobre o tema da cultura ética e práticas de RS com 5 responsáveis da empresa com responsabilidades e conhecimentos ao nível da cultura ética e de RS, do ambiente, da relação com os clientes e fornecedores, dos Recursos Humanos e dos principais acionistas ou investidores. O material obtido a partir das entrevistas foi alvo de uma análise de conteúdo. Seguiu-se o método de incidentes críticos, realizando uma leitura interpretativa com identificação de incidentes críticos revelados pelos entrevistados (Amado, 2000), que coincidissem com os parâmetros do Livro Verde (Comissão Europeia, 2001), do scorecard ético de Spiller (2000), do Código de Ética para o Turismo (WTO, 1999) ou dos três simultaneamente. Conclusões/resultados: A avaliação do desempenho social da organização foi particularmente positiva em todos os itens focalizados nos procedimentos de responsabilidade na elaboração comercial do produto, quer no relacionamento a montante com os fornecedores, quer na gestão da relação, a jusante, com os clientes. Verificou-se um alinhamento de avaliação de desempenho social na pontuação atribuída aos clientes, fornecedores e trabalhadores. Implicações: Este trabalho consegue sublinhar de forma substanciada na prática, os aspetos positivos e com alcance a médio e longo prazo da aplicação de forma consistente e no dia-a-dia de práticas de gestão responsáveis e que contribuem para a sustentabilidade do negócio, principalmente num setor como o do turismo. Originalidade: Construção de um Scorecard de Desempenho Social, centrado em parques temáticos numa região turística com forte impacto da sazonalidade.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Scorecard de responsabilidade social; turismo; sustentabilidade; parques temáticos; responsabilidade social.