Comunicação em evento científico
Violência na escola: complexidade, multidimensionalidade e ambiguidade
João Sebastião (Sebastião, João); Joana Campos (Campos, J.);
Título Evento
IX Congresso Português de Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
autores na última década, esta comunicação tem como objetivo realizar uma reflexão acerca das questões que a investigação sobre a escola hoje coloca, concluindo pela necessidade de estratégicas metodológicas diversificadas. A investigação sobre situações de violência num grupo etário com características sociais particulares (crianças e jovens) realizadas no quadro de um contexto normativo específico (a escola) coloca por si só problemas particulares, contudo confronta-se ainda com a própria ambiguidade das situações classificadas como violentas e os recursos disponíeis (teóricos e metodológicos) para a sua análise. A realização das diversas pesquisas evidenciou ao longo do tempo um duplo problema relativamente às situações de violência na escola pois existem problemas teóricos não resolvidos ou simplesmente não colocados (mas que interferem claramente com a pesquisa e os seus resultados) assim como sobre as estratégias metodológicas que contribuíssem para a sua superação. Apesar da existência de um número elevado de pesquisas tanto quantitativas como qualitativas, foi possível constatar que a sua utilização cruzada era rara, fechando-se na maioria dos casos em ilustrações empíricas de teorias previamente elaboradas, com uma baixa capacidade de contribuição para o questionamento crítico dessas mesmas teorias. Passar da análise das situações de violência como um comportamento apenas dependente da vontade individual, muitas vezes entendido como resultado de uma patologia, para a sua perspetivação como um comportamento por vezes estritamente individual, mas sempre integrado numa rede densa de relações sociais, implica considerar esses comportamentos em quadros de constrangimentos e possibilidades de ação diversos, e, por essa razão, como objetos de estudo complexos. Para ultrapassarmos estes bloqueios foram acionadas diversas técnicas de recolha de informação, selecionadas de acordo com os problemas teóricos e empíricos em causa, com o objetivo que possibilitar o reequacionar das questões de investigação e a superação de alguns dos seus bloqueios. As particularidades do fenómeno em estudo levaram à elaboração de uma estratégia metodológica que recorreu a técnicas clássicas como a entrevista e o questionário e a outras em que a participação dos inquiridos constituiu um elemento central, permitindo integrar a participação dos inquiridos na pesquisa como um elemento central do próprio processo de produção de conhecimento. A comunicação tratará a forma como foram implementadas estratégias multinível que cruzaram abordagens quantitativas e qualitativas (por ex. análise de redes-focus group- conversas informais) e os resultados e obstáculos encontrados.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave