Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Sociologia, Problemas e Práticas
Ano (publicação definitiva)
1990
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O trabalho que agora se apresenta foi desenvolvido no quadro de um projecto de investigação sobre mulheres empresárias. Tem por objectivo tornar mais "visivel" este grupo sócio-profissional através da análise de dados estatísticos oficiais disponíveis e relativos aos últimos trinta anos. As características que mais se evidenciam na observação e análise dos dados são, por um lado, o aumento surpreendente do número de mulheres na categoria estatística "patrões" (fortemente associada a funções de poder e prestígio), por outro lado a persistência de um mercado de trabalho segmentado (vertical e horizontalmente), marcado por um dualismo baseado no género.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Mercado de trabalho,Mulheres empresárias