Comunicação em evento científico
Geração de conhecimento a partir de dados não estruturados - Identificação de tendências na investigação da reputação no terceiro sector
Márcia Santos (Santos, M.); Raul Laureano (Laureano, Raul M. S.); Sérgio Moro (Moro, S.);
Título Evento
Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística
Ano (publicação definitiva)
2017
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-18 14:27)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este trabalho demonstra a aplicação de uma metodologia que permite, para o tema da reputação das organizações do terceiro sector: i) identificar os artigos científicos de maior relevância; ii) identificar nesse conjunto de artigos tópicos de investigação; e iii) caracterizar esses tópicos quanto às características dos artigos que os ddefinem. A metodologia contempla diversas fases. Primeiro, para se identificar os artigos relevantes sobre reputação no terceiro sector é necessário identificar os termos utilizados pela academia e pelos profissionais para se referirem às organizações do terceiro sector e à reputação. A leitura de artigos permite elaborar uma lista de termos, a qual é objeto de validação por peritos. Desta etapa resulta uma query para introduzir nos campos de pesquisa de bases de dados de referência, a fim de identificar artigos científicos, escritos em inglês. Segue-se um processo de refinamento da pesquisa, através da leitura do abstract ou corpus, que conduz à exclusão de artigos escritos noutros idiomas ou não relacionados com o tema, resultando num conjunto de 177 artigos. Segundo, para identificar os tópicos de investigação é necessário definir dicionários que cubram as temáticas endereçadas. Neste caso, são definidos três: i) tipo de organização do terceiro sector; ii) termos relacionados com o terceiro sector; e iii) termos relacionados com reputação. Estes dicionários, validados por peritos, evidenciam sinónimos, plurais, opostos e conceitos associados aos seus âmbitos. De seguida, recorrendo ao text mining contabiliza-se, para cada artigo, a frequência de cada uma das entradas do dicionário. Deste passo resulta uma matriz bidimensional documento-termo, que serve de input para a aplicação do algoritmo latent Dirichlet allocation, técnica muito usada na identificação de k-tópicos. Desta fase, após algumas interações com diferentes k, o investigador seleciona o conjunto de tópicos de investigação mais adequado aos seus objetivos. Os tópicos refletem associações entre os termos pesquisados e os artigos analisados. Os resultados apontam para 12 tópicos, sendo o mais estudado a identidade e o menos estudado o risco. Terceiro, recorrendo a tabelas de contingência conclui-se que o ano da publicação é a característica que mais se relaciona com o tópico. Quatro dos tópicos caracterizam-se por uma tendência de crescimento na última década e identificam-se tópicos emergentes relacionados com as comunidades online ou com o risco. Por outro lado, identificam-se tópicos, como os media tradicionais, que deixaram de ter atenção da academia. Também o editor apresenta alguma relação com os tópicos. Por exemplo, 11 dos 12 artigos relacionados com accountability são publicados pela Sage ou pela Wiley. Porém, tópicos como, por exemplo, a satisfação e governo são abordados em journals dos diversos editores. Em suma, a análise proposta ajuda os investigadores a identificar: i) as lacunas na literatura, as tendências e os desafios; e ii) editores com maior recetividade aos seus tópicos de investigação
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
dados não estruturados,terceiro sector,reputação,text mining