Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
A Administração Pública do século XXI: aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa
Título Revista
Comportamento Organizacional e Gestão
Ano (publicação definitiva)
2006
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Este artigo pretende salientar a importância da Aprendizagem Organizacional, e consequentemente da mudança comportamental, no contexto da reforma da Administração Pública no século XXI. Para tal começamos por fazer uma breve resenha sobre a evolução dos mais proeminentes paradigmas da Ciência Administrativa da segunda metade do século XX. De seguida apresentamos o conceito de Aprendizagem Organizacional na perspectiva mais tradicionalista, mas sobretudo enquanto elemento dependente versus potenciador de novos tipos de relacionamento e de comportamento organizacional. Por fim, explora-se a questão da importância da mudança dos comportamentos no contexto da reforma administrativa. Para tal desenvolvemos os conceitos de: 1) mudança dos comportamentos; 2) resistência à mudança na Administração Pública; 3) associação "inovação/rotina " como força motriz das organizações públicas; 4) recurso à "ciência da complexidade" como tónico para a mudança comportamental na Administração Pública.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Reforma administrativa,Aprendizagem organizacional,Mudança comportamental,Inovação/rotina,Complexidade