Artigo em revista científica Q3
Relações entre a qualidade de vida e os estilos de personalidade medidos com a adaptação Portuguesa do Índice de Estilos da Personalidade de Millon – MIPS-R (Edição Revista)
Rute Pires (Pires, R.); Danilo R. Silva (Silva, D. R.); Ana Sousa Ferreira (Ferreira, A. S.); Teresa Fagulha (Fagulha, T.);
Título Revista
Revista Iberoamericana de Diagnòstico y Evaluaciòn Psicològica
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Argentina
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 2

(Última verificação: 2024-04-19 18:08)

Ver o registo na Scopus


: 0.3
Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Pretendeu-se estudar as relações entre a qualidade de vida medida com a versão Portuguesa do QOLI e os estilos de personalidade medidos com a adaptação Portuguesa do MIPS-R. O estudo foi realizado com uma amostra de 43 estudantes universitários, 36 mulheres e 7 homens, com uma média de idades de 21.0 anos e um desvio padrão de 5.9 (idades entre os 18 e os 50 anos). Com base no nível global de satisfação com a vida, de? niram-se três grupos: (1) participantes com qualidade de vida baixa/muito baixa, (2) participantes com qualidade de vida média, (3) participantes com qualidade de vida elevada. Utilizou-se a Análise Fatorial Discriminante e o teste de Kruskal-Wallis para identi? car os estilos de personalidade do MIPS-R que mais diferenciavam os três grupos e para comparar cada estilo nos grupos. Procedeu-se à análise e discussão dos estilos de personalidade mais relacionados com a satisfação com a vida.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação da personalidade,Estilos de personalidade,Adaptação Portuguesa do MIPS-R,Qualidade de vida,QOLI
  • Medicina Básica - Ciências Médicas