Ciência-IUL
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Descrição Detalhada da Publicação
Título Revista
Medi@ções
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
A forma como as práticas artísticas estimulam aprendizagens informais entre os jovens da periferia de Lisboa é a principal preocupação deste artigo. A partir de três bairros “racializados” – Arrentela, Cova da Moura e Quinta do Mocho –, enquadramos algumas das mais inovadoras produções artístico-culturais para debater a escola, o racismo, as desigualdades e os engajamentos político-cidadão. Numa Afro-Lisboa que tarda em assumir a agência das populações afrodescendentes, arte e cultura se tornam instrumentos privilegiados para reconfigurar o papel da “raça” nas questões relacionadas à cidadania, marginalidade e educação no Portugal pós-colonial.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Arte,Educação,Juventude,Racismo,Periferia,Pós-colonialismo
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
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UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
PTDC/SOC -SOC/28655/2017 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |