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Presidenciais 2021 no Instagram – de 17 de dezembro a 17 de janeiro
Rita Sepúlveda (Sepúlveda, R.); Miguel Crespo (Crespo, M.);
Título Revista/Livro/Outro
MediaLab CIES_Iscte
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
Em eleições em geral, e num período eleitoral marcado pela Covid-19 em particular, as redes sociais tendem a ganhar uma maior importância na divulgação de mensagens políticas, e como plataformas de comunicação não-mediadas para contacto direto entre candidatos eleitorais e os seus potenciais eleitores. Entre a oferta disponível no âmbito das redes sociais online, o Instagram tem crescido em número de utilizadores em Portugal (68% dos utilizadores de internet) e, de forma esperada, a classe política tem apostado em estar presente nesta plataforma. O Instagram é uma rede que se caracteriza por ter uma média etária de utilizadores mais jovem, quando por exemplo comparada com o Facebook, e com um forte cunho visual, seja no formato fotografia que o caracteriza desde o início, seja mais recentemente pela incorporação do vídeo. Essa análise é feita tanto em termos quantitativos (publicações, seguidores, fotos e vídeos partilhados, comentários), como longitudinais (tentando caracterizar a evolução temporal), e qualitativos (os mais comentados, padrões visuais, caracterização de publicações mais recorrentes, emojis e hashtags mais utilizados). Daí que a análise da presença e ação dos candidatos presidenciais no Instagram possa ser relevante para compreender as suas estratégias de comunicação digital.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave