Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Para uma análise sociológica do consumo à escala individual
Título Revista
Cadernos de Estudos Sociais
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
O tema tratado neste artigo se refere à posição que o consumo ocupa na
contemporaneidade. Nosso intuito é tratar teoricamente a emergência de uma cultura de
consumo, considerando que, a partir de sua consolidação na modernidade, os indivíduos
passaram a organizar e distribuir suas práticas sociais em contextos os mais variados
tomando por base, em maior ou menor grau, os princípios de funcionamento dessa
cultura. A discussão aqui apresentada constitui-se a partir de um diálogo entre autores
localizados em diferentes posições nas teorias social e sociológica, nos permitindo
identificar consensos, dissonâncias e possibilidades interpretativas sobre as relações que
os indivíduos estabelecem no âmbito do consumo. Por fim, esboçaremos brevemente
uma discussão acerca dos princípios estruturantes da cultura de consumo propondo uma
investigação de seus efeitos à escala individual.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sociologia do consumo,Cultura de consumo,Sociologias do indivíduo,Práticas sociais,Bernard Lahire,Sociologia da cultura