Artigo em revista científica
Para uma análise sociológica do consumo à escala individual
Título Revista
Cadernos de Estudos Sociais
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-23 11:51)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O tema tratado neste artigo se refere à posição que o consumo ocupa na contemporaneidade. Nosso intuito é tratar teoricamente a emergência de uma cultura de consumo, considerando que, a partir de sua consolidação na modernidade, os indivíduos passaram a organizar e distribuir suas práticas sociais em contextos os mais variados tomando por base, em maior ou menor grau, os princípios de funcionamento dessa cultura. A discussão aqui apresentada constitui-se a partir de um diálogo entre autores localizados em diferentes posições nas teorias social e sociológica, nos permitindo identificar consensos, dissonâncias e possibilidades interpretativas sobre as relações que os indivíduos estabelecem no âmbito do consumo. Por fim, esboçaremos brevemente uma discussão acerca dos princípios estruturantes da cultura de consumo propondo uma investigação de seus efeitos à escala individual.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Sociologia do consumo,Cultura de consumo,Sociologias do indivíduo,Práticas sociais,Bernard Lahire,Sociologia da cultura