Outras publicações
Salvar os media? O papel das plataformas na sustentabilidade do jornalismo e comunicação social
Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); Vania Baldi (Baldi, V.); Tiago Lima Quintanilha (Quintanilha, Tiago Lima); Paulo Couraceiro (Couraceiro, P.); Miguel Paisana (Paisana, M.);
Título Revista/Livro/Outro
Publicações OberCom
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-05 20:23)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Neste documento abordamos um tema central no contexto dos media contemporâneos – o papel das grandes plataformas, nomeadamente Google e Facebook, na salvaguarda e contributo para os ecossistemas nacionais do jornalismo e comunicação social. Para além de integrar um levantamento exaustivo do histórico de relações entre Google, Facebook, governos nacionais e União Europeia, este relatório aborda também as diferentes soluções e posicionamentos dos atores envolvidos. Procura, também, fornecer dados quantitativos estimados para o peso destas duas empresas no setor da publicidade em Portugal, pesando esses valores com as proporções dinâmicas da economia publicitária no nosso país.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave