Artigo em revista científica
A guerra travada na comunicação social: A influência da opinião pública na tomada de decisões relativas ao uso da força
Pereira, Maria de Assunção do Vale (Pereira, M. de A. do V.); Rui Garrido (Garrido, R.);
Título Revista
Nação e Defesa
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-01 13:35)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) The war fought in the media: The influence of the public opinion in the decision-making relating the use of force

Abstract/Resumo
A opinião pública é cada vez mais um fator a ter em consideração na tomada de decisões nos conflitos armados. A mobilização da opinião pública não é um fenómeno recente, mas a sua importância para as políticas adotadas pelos Estados assume maior relevância a partir de 1991, na Guerra do Iraque. Procurando mapear os principais debates sobre a influência da comunicação social na definição das agendas políticas dos Estados, este artigo destaca as principais áreas em que há uma relação estreita entre comunicação social, opinião pública e o processo de decisão no uso da força.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Opinião pública,Conflito armado,Tomada de decisões,Efeito CNN,Efeito Al Jazeera