DINÂMIA´CET-IUL Promove Laboratórios de Ideias para Projetos-piloto de Turismo Criativo
DINÂMIA´CET-IUL Promove Laboratórios de Ideias para Projetos-piloto de Turismo Criativo

 

O DINÂMIA’CET-IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território promoveu durante o mês de Março dois Laboratórios de Ideias dirigidos a projetos-piloto de turismo criativo, no âmbito da sua participação no projecto CREATOUR – Desenvolver Destinos de Turismo Criativos em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais.

 

Estes Laboratórios de Ideias sucedem à seleção prévia de vinte projetos-piloto para desenvolverem iniciativas na área do turismo criativo em zonas de menor aglomeração urbana, em Portugal, com o objetivo de proporcionar aos mesmos, apoio no desenvolvimento de conteúdos e no estabelecimento da ligação da criatividade ao local de implementação destas iniciativas (mais informação sobre os projetos-piloto em creatour.pt), que ocorrerá durante o verão de 2018.

 

Os Laboratórios de Ideias constituem, assim, momentos de contacto regulares entre a equipa de investigação do projeto CREATOUR e as equipas dos projetos-piloto de turismo criativo para orientar o desenvolvimento dos mesmos, apoiar outras ações (como o mapeamento cultural, a avaliação e a sustentabilidade pós-projeto) e promover a criação de parcerias intra e inter-regionais entre organizações do setor cultural e criativo e do setor do turismo.

 

Os dois primeiros Laboratórios de Ideias realizaram-se nas regiões Norte (Braga) e Centro (Coimbra) com a colaboração das equipas locais (Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho e CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra). Serão ainda promovidos mais dois Laboratórios de Ideias, durante o mês de Abril, nas regiões do Algarve (Faro) e Alentejo (Évora), também com o apoio das equipas locais (CIEO – Centro de Investigação sobre o Espaços e as Organizações da Universidade do Algarve e CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora).

O CREATOUR visa promover o desenvolvimento de um setor de turismo criativo sustentável, interativo e de escala humana, através de experiências turísticas de forte componente criativa e cultural, em cidades de pequena dimensão e zonas rurais de Portugal. O projeto decorre durante o período 2016-2019 e é financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.